O bem-estar vocal na formação de professores

Leila de A. Fantini, Léslie Piccolotto Ferreira, Maria Cecília Bonini Trenche

Resumo


Objetivo: Investigar a importância dada ao bem-estar vocal do professor durante a graduação, pelos coordenadores dos cursos de Educação do Estado de São Paulo. Métodos: Estudo de natureza qualitativa e exploratória, desenvolvido a partir de entrevistas semi estruturadas áudio gravadas com oito coordenadores de Pedagogia do Estado de São Paulo, após assinatura de termo de consentimento livre e esclarecido. As seguintes perguntas foram feitas: 1- O que significa saúde vocal para o/a senhor/a?; 2- Existem ações em prol da saúde vocal do professor na instituição que o/a senhor/a coordena? Quais?; e 3- Como o/a senhor/a vê a atuação do fonoaudiólogo junto à saúde vocal do professor? Os dados foram transcritos e classificados por similitude de freqüência e conteúdo, agrupados em eixos temáticos. Resultados: Segundo os participantes, na maioria das instituições não há programas contínuos de prevenção, destinados ao bem-estar vocal do professor. Alguns consideram necessário ter, no espaço da universidade, um fonoaudiólogo para assessorar o professor, por meio de orientação, ou encaminhamento a uma ação terapêutica quando um distúrbio vocal estiver instalado. Foi comentada a inserção de uma disciplina sobre o tema no currículo de formação de professores. Conclusões: Embora os coordenadores tenham ressaltado a importância do bem-estar vocal, nos currículos dos cursos, por eles coordenados, esse aspecto não é questionado.

Palavras-chave


voz; docentes; educação; saúde do trabalhador; currículo

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