MALBA TAHAN E SEUS REFERENCIAIS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA

Rogério Joaquim Santana

Resumo


Este trabalho está fundamentado em pesquisas realizadas nas obras do professor Júlio Cesar de Mello e Souza, conhecido também pelo seu heterônimo Malba Tahan. Buscamos trazer subsídios para ampliar nosso conhecimento e abrir debates sobre conceitos didáticos defendidos pelo autor e compará-los às práticas e conceitos atuais, trazendo para a discussão as metodologias de ensino defendidas por ele, como também as críticas a metodologias e estratégias como o algebrismo que Malba Tahan atacava duramente por considerar ser prejudicial para o ensino da Matemática. Trazemos nesse artigo conceitos considerados modernos e muito utilizados nos dias atuais e convidamos o leitor a realizar reflexões sobre a prática docente e indagamos o quanto podemos aprimorar nossos conceitos de ensino observando as orientações realizadas pelo Professor Júlio Cesar.


Palavras-chave


Didática Matemática; Malba Tahan; Algebrismo

Texto completo:

PDF

Referências


BIGODE, Antonio José Lopes. “A Perspectiva Didática Da Matemática Recreativa De Malba Tahan.” Revista de Educação Matemática 15, n. 19 (Maio/Agosto 2018): 223-234.

BRASIL, Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos PNLD 2015 - Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2014.

BRUM, Lauren Darold, e Helena Noronha CURY. “Análise De Erros Em Soluções De Questões De Algebra: Uma Pesquisa Com Alunos Do Ensino Fundamental.” REnCiMa, 2013: 45-62.

KLINE, Morris. O Fracasso Da Matemática Moderna. São Paulo: Ibrasa, 1976.

RIBEIRO, Alessandro Jacques. “Álgebra E Seu Ensino: Dando Eco Às Múltiplas “Vozes” Da Educação Básica.” REnCiMa 7 (2016): 1-14.

TAHAN, Malba. A Arte de Ser Um Perfeito Mau Professor. Rio de Janiero: Vechhi, 1966.

—. Didática da Matemática. Vol. 01. São Paulo: Saraiva, 1961.

—. Didática da Matemática. Vol. 02. São Paulo: Saraiva, 1962.




DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v10i1p42-52

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Ensino da Matemática em Debate (ISSN 2358-4122)

Indexadores:

    

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional