DESENVOLVIMENTO DA ARITMÉTICA ESCOLAR: UM LEVANTAMENTO DE PESQUISAS HISTORIOGRÁFICAS NO BRASIL

Rogerio dos Santos Carneiro, Gladys Denise Wielewski, Neuza Bertoni Pinto

Resumo


Neste artigo trazemos para debate uma análise realizada em dissertações e teses produzidas entre os anos de 2007 e 2017, as quais trouxeram colaborações importantes para a compreensão do desenvolvimento da Aritmética Escolar no Brasil, em especial na região amazônica. Pesquisas que foram desenvolvidas no âmbito da História da Educação Matemática, e tiveram um aporte teórico-metodológico da História Cultural, para analisar diferentes fontes documentais, tais como: periódicos, relatórios, atas de reuniões, manuais, livros escolares, dentre tantas outras. Os trabalhos analisados foram selecionados do repositório de conteúdo digital das pesquisas de história da educação matemática, do GHEMAT, e do banco de teses e dissertações da CAPES. Das sete pesquisas analisadas apenas uma investigou o desenvolvimento da Educação Matemática no Estado do Amazonas e, consequentemente, trouxe à luz os materiais didáticos que circularam no período de 1840 a 1946, as demais abordam desenvolvimento da Aritmética Escolar no Brasil, de forma geral, e alguns até superficialmente, por não ser o tema das referidas pesquisas.

Palavras-chave


História da Educação Matemática. Aritmética Escolar no Brasil. Região Amazônica.

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