Sequência didática interdisciplinar usando o software Modellus para determinação da qualidade de vida de uma população

Chrystian Bastos de Almeida

Resumo


RESUMO

Este artigo visa a apresentação de uma sequência didática para alunos do Ensino Médio que contempla competências e habilidades das áreas de Matemática e Geografia. Com ela, o pesquisador pode estimar a qualidade de vida da população do seu município para alguns anos depois, usando modelagem matemática. Estuda-se o conceito de função, variável dependente e independente e percebe-se que esses conceitos também estão presentes em conteúdos estudados em Geografia, como PIB, PIB per capita, IDH, etc. Com isso, faz-se o levantamento de dados desses indicadores para o município nos últimos anos e, usando a modelagem, faz-se a projeção para anos seguintes. Para tanto, fizemos uso do software matemático Modellus como instrumento auxiliar nas atividades de modelação.

 


Palavras-chave


Sequência Didática; Software Modellus; Qualidade de vida.

Texto completo:

PDF

Referências


BORBA, M. C; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC – Secretaria da Educação Média e Tecnológica, 1999.

KAVESKI, F. C. G. Concepções acerca da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: um estudo de caso. In: II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, Vitória/Vila Velha, 2005.

MALHEIROS, A. P. S. A produção dos alunos em um ambiente de Modelagem. (Dissertação Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista –

UNESP, 2004.

OLIVEIRA, Bruno Kerber de; ARAÚJO, Ednei Leite de. Modellus : Uma ferramenta computacional para modelagem matemática. XVI ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA DO SUL. Porto Alegre, 2010.

SANTOS F. V. S.; ALMEIDA, L. M. W. O software Modellus em situações de Modelagem Matemática: uma reflexão sobre as possibilidades de um software educativo. In: II Encontro Paranaense de Informática Educacional. Anais eletrônicos do II ENINED. Foz do Iguaçu. Paraná. 2006.

VEIT, E. A. e TEODORO, V.D. Modelagem no ensino / aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacional para o ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física. V-24, n.2, jun.2002.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Ensino da Matemática em Debate (ISSN 2358-4122)

Indexadores:

    

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional