Cursos Online: Novos Paradigmas para o Ensino e Aprendizagem Matemática

Patrícia Zanon Peripolli, Cláudia Smaniotto Barin

Resumo


Esse artigo consiste numa revisão sistemática da literatura com objetivo de identificar e refletir sobre os avanços e obstáculos de cursos online para o ensino de matemática. A pesquisa foi realizada no portal de Periódicos CAPES, usando como descritores os termos: “cursos massivos online e ensino de matemática” e “cursos privados online e ensino de matemática”, assim como seus correspondentes na língua inglesa. Foram priorizados os artigos publicados em revistas com árbitro e publicados nos últimos cinco anos. Apesar dos cursos online já serem bastante difundidos no meio educacional, foram encontrados poucos trabalhos que relatam o uso desta modalidade de curso no ensino da matemática. Dos artigos retornantes da pesquisa, foram 8 dão enfoque para a matemática, sendo todos em língua estrangeira. A análise dos artigos apontam que apesar dos cursos online serem uma importante ferramenta para viabilizar e democratizar o ensino, sua concepção pedagógica ainda requer reflexões para que os mesmos não sejam apenas uma adaptação do ensino presencial.

Palavras-chave


MOOC; SPOC; Ensino de Matemática, Aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i1p51-67

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