Cursos Online: Novos Paradigmas para o Ensino e Aprendizagem Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i1p51-67

Palavras-chave:

MOOC, SPOC, Ensino de Matemática, Aprendizagem.

Resumo

Esse artigo consiste numa revisão sistemática da literatura com objetivo de identificar e refletir sobre os avanços e obstáculos de cursos online para o ensino de matemática. A pesquisa foi realizada no portal de Periódicos CAPES, usando como descritores os termos: “cursos massivos online e ensino de matemática” e “cursos privados online e ensino de matemática”, assim como seus correspondentes na língua inglesa. Foram priorizados os artigos publicados em revistas com árbitro e publicados nos últimos cinco anos. Apesar dos cursos online já serem bastante difundidos no meio educacional, foram encontrados poucos trabalhos que relatam o uso desta modalidade de curso no ensino da matemática. Dos artigos retornantes da pesquisa, foram 8 dão enfoque para a matemática, sendo todos em língua estrangeira. A análise dos artigos apontam que apesar dos cursos online serem uma importante ferramenta para viabilizar e democratizar o ensino, sua concepção pedagógica ainda requer reflexões para que os mesmos não sejam apenas uma adaptação do ensino presencial.

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Biografia do Autor

Patrícia Zanon Peripolli, Instituto Federal Farroupilha- IF Far Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos (2014). Durante três anos e meio da graduação foi bolsista junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como integrante do programa PIBID de Matemática do Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos. Possui Especialização em Gestão Escolar pelo Instituto Federal Farroupilha (2016) e Mestrado em Educação Profissional e Tecnológico na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) concluído em 2018. Foi professora na rede Estadual de Ensino, de 2018 a 2019, ministrando a disciplina de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Atuou como Professora Substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos. Atualmente Doutoranda em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Franciscana (UFN) de Santa Maria - RS.

Cláudia Smaniotto Barin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria., atuando nos programas de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (CE) e Educação Profissional e Tecnológica (CTISM). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica e no ensino mediado por tecnologias.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

Peripolli, P. Z., & Barin, C. S. (2020). Cursos Online: Novos Paradigmas para o Ensino e Aprendizagem Matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(1), 71–90. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i1p51-67

Edição

Seção

Artigos