Ensino das quatro operações fundamentais da matemática contextualizado: uma experiência na Ilha do Marajó

Antônio Luís Parlandin dos Santos, Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior, Pedro Franco Sá, Elaine dos Santos da Conceição

Resumo


Neste trabalho realizamos uma pesquisa sobre a resolução de problemas envolvendo quatro operações fundamentais da matemática. O estudo feito fragmentou-se através de um questionário socioeducativo que continham questões problemas de matemática formulado de forma a testar adequadamente os dados obtidos nas suposições que permearam a investigação de fatores que influenciam no desempenho dos alunos para com testes de leitura e tradução de problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; em decorrência houve a aplicabilidade de pré e pós-testes em meio a jogos propostos por atividades, que nos possibilitou diagnosticar as principais dificuldades encontradas pelos alunos nas resoluções de problemas com as 04 operações. A intervenção ocorreu através de jogos de cartas que consiste na leitura e tradução de problemas matemáticos tendo como propósito a melhoria das dificuldades encontradas pelos alunos na resolução de tais problemas. Os resultados em análise foram tabulados e expressos em gráficos possibilitando a verificação do número de erros e acertos dos problemas apresentados expondo assim o desempenho do aluno ao qual foi proposto. Após a análise dos dados obtidos foram propostas algumas sugestões para trabalhos futuros.


Palavras-chave


Quatro operações fundamentais da matemática. Problemas matemáticos Desempenho dos alunos.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Débora de Oliveira; GRANDO, Regina Célia. O contar histórias e a resolução de problemas nas aulas de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 09., 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFSF, 2009. p.18.

ANDRADE, Mayara Carvalho de; SOUZA, Cremilzza Carla Carneiro Fereira; LUNA, Ana Virginia de Almeida. É de mais ou de menos? Uma análise sobre as situações- problema para além dos cálculos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais... Salvador: NEEMFS, 2010. p.11.

CARRAHER, Terezinha Nunes; CARRAHER, David William; SCHLIEMANN, Analúcia Dias. Na vida, dez; na escola, zero: os contextos culturais da aprendizagem da matemática. Disponível em . Acesso em: 15 maio 2018.

COSTA, Maria Izabel Santos da. A dificuldade do ensino da matemática para cegos, segundo a opinião de docentes. 2010. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Salvaterra, 2010.

FELISBINO, Roberta Nunes; COSTA, Gilvan Luiz Machado. Atividade de aprendizagem como uma possibilidade para ensinar matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 09., 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFRB, 2006. p.18.

FIGUEIREDO, Fabiane Fischer; FIOREZE, Leandra Anversa; ISAIA, Silva Maria de Aguiar. Resolução de siuações-problema no ensino de matemática: relação entre aportes teóricos e vivência pedagógica prática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 09., 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UNIFRA, 2009. p.14.

MIGUEL, José Carlos. Metodologias de ensino – Educação, linguagem matemática e cultura: implicações para a formação de conceitos. In: DAVID, Célia Maria ... [et al.]. (Org,). Desafios contemporâneos da educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.

MORAIS, Maria das Dores de; JÚNIOR, Francisco Madeira de Bernardino; AGUIAR, Marígia Ana. Papel da competência leitora na resolução de situações- problema de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais... Salvador: UFPE, 2010. p.11.

SÁ, Pedro Franco. Os problemas envolvendo as quatros operações e a unidade do pensamento linear. 2003. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003. SANTOS, Núbia de Andrade. O desempenho de estudantes dos anos iniciais na resolução de problemas de adição e subtração. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais... Salvador: UFRB, 2010. p.11.




DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i1p83-104

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ensino da Matemática em Debate (ISSN 2358-4122)

Indexadores:

      

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional