Ensino das quatro operações fundamentais da matemática contextualizado: uma experiência na Ilha do Marajó

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i1p83-104

Palavras-chave:

Quatro operações fundamentais da matemática. Problemas matemáticos Desempenho dos alunos.

Resumo

Neste trabalho realizamos uma pesquisa sobre a resolução de problemas envolvendo quatro operações fundamentais da matemática. O estudo feito fragmentou-se através de um questionário socioeducativo que continham questões problemas de matemática formulado de forma a testar adequadamente os dados obtidos nas suposições que permearam a investigação de fatores que influenciam no desempenho dos alunos para com testes de leitura e tradução de problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; em decorrência houve a aplicabilidade de pré e pós-testes em meio a jogos propostos por atividades, que nos possibilitou diagnosticar as principais dificuldades encontradas pelos alunos nas resoluções de problemas com as 04 operações. A intervenção ocorreu através de jogos de cartas que consiste na leitura e tradução de problemas matemáticos tendo como propósito a melhoria das dificuldades encontradas pelos alunos na resolução de tais problemas. Os resultados em análise foram tabulados e expressos em gráficos possibilitando a verificação do número de erros e acertos dos problemas apresentados expondo assim o desempenho do aluno ao qual foi proposto. Após a análise dos dados obtidos foram propostas algumas sugestões para trabalhos futuros.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE, Débora de Oliveira; GRANDO, Regina Célia. O contar histórias e a resolução de problemas nas aulas de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 09., 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFSF, 2009. p.18.

ANDRADE, Mayara Carvalho de; SOUZA, Cremilzza Carla Carneiro Fereira; LUNA, Ana Virginia de Almeida. É de mais ou de menos? Uma análise sobre as situações- problema para além dos cálculos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais... Salvador: NEEMFS, 2010. p.11.

CARRAHER, Terezinha Nunes; CARRAHER, David William; SCHLIEMANN, Analúcia Dias. Na vida, dez; na escola, zero: os contextos culturais da aprendizagem da matemática. Disponível em . Acesso em: 15 maio 2018.

COSTA, Maria Izabel Santos da. A dificuldade do ensino da matemática para cegos, segundo a opinião de docentes. 2010. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Salvaterra, 2010.

FELISBINO, Roberta Nunes; COSTA, Gilvan Luiz Machado. Atividade de aprendizagem como uma possibilidade para ensinar matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 09., 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFRB, 2006. p.18.

FIGUEIREDO, Fabiane Fischer; FIOREZE, Leandra Anversa; ISAIA, Silva Maria de Aguiar. Resolução de siuações-problema no ensino de matemática: relação entre aportes teóricos e vivência pedagógica prática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 09., 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UNIFRA, 2009. p.14.

MIGUEL, José Carlos. Metodologias de ensino – Educação, linguagem matemática e cultura: implicações para a formação de conceitos. In: DAVID, Célia Maria ... [et al.]. (Org,). Desafios contemporâneos da educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.

MORAIS, Maria das Dores de; JÚNIOR, Francisco Madeira de Bernardino; AGUIAR, Marígia Ana. Papel da competência leitora na resolução de situações- problema de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais... Salvador: UFPE, 2010. p.11.

SÁ, Pedro Franco. Os problemas envolvendo as quatros operações e a unidade do pensamento linear. 2003. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003. SANTOS, Núbia de Andrade. O desempenho de estudantes dos anos iniciais na resolução de problemas de adição e subtração. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais... Salvador: UFRB, 2010. p.11.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Santos, A. L. P. dos, Silva Junior, W. L. P. da, Sá, P. F., & Conceição, E. dos S. da. (2020). Ensino das quatro operações fundamentais da matemática contextualizado: uma experiência na Ilha do Marajó. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(1), 111–137. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i1p83-104

Edição

Seção

Artigos