v. 1, n. 1 (2014)

Editorial

 

Este é o número 1 do volume 1 da revista Ensino da Matemática em Debate, primeiro dos dois volumes de 2014. Uma nova  revista que trate da Educação Matemática no Brasil é sempre oportuna e bem vinda, pois cada vez mais há necessidade de se divulgar reflexões efetivadas a partir de resultados de pesquisas e/ou da prática de professores comprometidos com a aprendizagem de Matemática, com a melhoria da educação brasileira e com o desenvolvimento de nosso país.  Esses fatos estão umbilicalmente interligados. O trabalho conjunto do professor e do pesquisador é a forma mais profícua de analisar as questões do ensino e da aprendizagem de Matemática. Essa revista tem como alvo ampliar os contatos entre futuros professores, professores e pesquisadores por meio de seus trabalhos específicos e igualmente importantes. Este número, o primeiro, é composto por três artigos, um relato, uma resenha comentada, e a divulgação de trabalhos de conclusão de curso dos alunos de licenciatura em matemática da PUC/SP do primeiro semestre de 2013.

O primeiro artigo, de Maranhão e Lima, apresenta uma breve trajetória do ensino de multiplicação e de tabuadas no Brasil, destacando as diferentes maneiras postuladas pelas tendências educacionais, de cada época, para a abordagem destas temáticas. Nele pode-se encontrar alguns recursos aos quais os professores podem recorrer no intuito de auxiliar seus alunos a desenvolver o pensamento multiplicativo. Dentre outros, destacam-se as tabelas de multiplicação, “máquinas” baseadas em leis de transformação e jogos. Como conclusão é feita uma discussão referente à memorização de tabuadas, na qual se destaca que, embora este não deva ser o foco do processo de ensino e de aprendizagem, esta memorização teve e tem seu lugar e momento no currículo de Matemática dos primeiros anos do Ensino Fundamental.

O segundo artigo, de autoria de Ziccardi relata o processo de criação e legitimação do Curso de Licenciatura em Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Apresenta um breve histórico da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, considerando o contexto em que ela surgiu e se desenvolveu para, então, analisar-se o Curso de Matemática e o Departamento de Matemática da PUC-SP.

Pires, em seu artigo apresenta uma síntese das ideias debatidas em Seminário sobre Avaliação, promovido pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia  da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 24 de maio de 2014, em mesa-redonda compartilhada com o Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes.

Miguel, com seu texto, inicia uma seção em que são relatados fatos do Departamento com vistas a deixar um registro, aos futuros professores e alunos, assim como a muitos que de alguma forma se relacionaram com o Departamento de Matemática da PUC/SP. Ela elenca os professores que exerceram a função de Chefe do Departamento de Matemática, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em ordem cronológica e relata alguns fatos que podem interessar aos envolvidos. Os documentos de referência são basicamente as atas das Reuniões do Departamento.

Monteiro e Milan, mestrandas do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP em seu trabalho apresentam uma breve reflexão sobre o conceito de Contrato Didático e suas implicações no trabalho do professor, tendo como parâmetro a produção de Brousseau e os escritos de Silva. Nesse trabalho é indicado um link que consta falas do Brousseau.

Completam o volume os resumos e palavras chave dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Licenciatura em Matemática, modalidade (EAD) defendidos no  ano de 2013. Esses resumos foram organizados para a revista por Ana Maria Velloso Nobre.

 

Os Editores

 

Sumário

Artigos

Gabriel Loureiro Lima, Maria Cristina S. de A. Maranhão
PDF
Lydia Rossana Nocchi Ziccardi
PDF
Célia Maria Carolino Pires
PDF
Maria Inez Rodrigues Miguel
PDF

Resumos, Resenhas e Entrevistas

Priscila Monteiro, Ivonildes dos Santos Milan
PDF
Ana Maria Velloso Nobre
PDF