v. 1, n. 2 (2014)

Editorial

Este é o número 2 do volume 1 da Revista Ensino da Matemática em Debate do ano de 2014, promovida pelo Departamento de Matemática da PUC/SP.  A Revista ainda está engatinhando, mas com garra para se tornar bem forte. Isso porque o Departamento de Matemática da PUC/SP, envolvido com a Educação Matemática brasileira, busca com a revista divulgar suas produções visando contribuir com o trabalho dos professores de Matemática, os quais são responsáveis com a formação do povo brasileiro. Este número é composto por dois artigos, apresentação de dois livros, de três trabalhos de Iniciação Científica, bem como um resumo de TCC (trabalho de conclusão de curso).

O primeiro artigo, intitulado A formação de professores que ensinam matemática e a educação especial é de autoria da professora, do Departamento, de Ana Lúcia Manrique. Nesse artigo são abordados estudos desenvolvidos no Projeto “Desafios para a educação inclusiva: Desafios para a educação inclusiva: pensando a formação de professores sobre os processos de domínio da matemática nas séries iniciais da educação básica”, aprovado no Programa Observatório da Educação da Capes/INEP. O Projeto, em questão, é interdisciplinar envolvendo as áreas de Educação Matemática, Educação Especial e Engenharia, e contempla o ensino de Matemática, a formação de professores para trabalharem sob uma perspectiva inclusiva e o desenvolvimento de dispositivos assistivos.

O segundo artigo se intitula Um pouco da teoria dos números: da antiguidade até os dias atuais. As autoras são Cristiana da Silva Fusco e Sônia Pitta Coelho, também docentes do Departamento. Nesse artigo são apresentados alguns elementos históricos sobre os números inteiros e sobre a criptografia.

Dois livros são apresentados. O livro GeoGebra: Na produção do conhecimento matemático é apresentado por Augustín Carrillo de Albornoz Torres, Secretário Geral da FISEM (Federación Ibero-americana de Sociedades de Educación matemática). As autora são Celina Abar e Norma Cotic. Esse livro foi publicado em espanhol e português. O 2º livro Aprendizagem da docência: Pesquisa e Práticas formativas em ambiente escolar é apresentado por sua organizadora, Ana Lúcia Manrique.

São divulgados os pôsteres e resumos expandidos de três trabalhos de Iniciação Científica resultantes de pesquisa de alunos da Licenciatura em Matemática (modalidade EaD) da PUC/SP. São eles: Um estudo da abordagem feita pelos livros didáticos de Matemática quanto às noções estatísticas, de autoria de Gabriela Spina, com orientação de Cileda de Queiroz e Silva Coutinho; Uma proposta para o ensino de equações no Ensino Fundamental: o uso de modelagem; de autoria de Rosimeire Barraviera, Rodrigues; Competências cognitivas e aprendizagem de Matemática, de autoria de Regina França Guimarães Ferreira, orientados por Sonia Barbosa Camargo Igliori. É apresentado também o resumo do Trabalho de Conclusão de Curso, defendido no ano de 2014, de autoria de Diego Quadros Fernandes e orientado por Gabriel Loureiro de Lima. Esse TCC é intitulado: Noções básicas de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio: situações de aprendizagem baseadas na Modelagem Matemática e inspiradas pela História do desenvolvimento do Cálculo.

Para finalizar o número destacam-se os prêmios obtidos por docentes e alunos do Departamento de Matemática e do Programa de estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP:

  1. Menção honrosa, no concurso de Melhor Tese CAPES 2014, à tese de doutorado Um estudo epistemológico do Teorema Fundamental do Cálculo voltado ao seu ensino, de autoria de André Lúcio Grande, com a orientação de Benedito Antonio da Silva
  2. Melhor trabalho de Iniciação Científica da área de Exatas da PUC/SP. O trabalho: Um estudo da abordagem feita pelos livros didáticos de Matemática quanto às noções estatísticas, de autoria de Gabriela Spina, com orientação de Cileda de Queiroz e Silva Coutinho.
  3. Menção honrosa ao trabalho de iniciação científica Competências cognitivas e aprendizagem de Matemática, de autoria de Regina França Guimarães Ferreira, orientado por Sonia Barbosa Camargo Igliori.
Os Editores

Sumário

Artigos

Ana Lúcia Manrique
PDF
Cristiana Abud da Silva Fusco, Sônia Pitta Coelho
PDF

Apresentação de Livros

Geogebra na produção do conhecimento matemático/Geogebra en la producción del conocimiento matemático
Agustín Carrillo de Albornoz Torres
PDF
Aprendizagem da docência: pesquisas e práticas formativas em ambiente escolar
Ana Lúcia Manrique (org.)
PDF

Resumos de Trabalhos de Iniciação Científica

Gabriela Spina, Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
Rosimeire Barraviera Rodrigues, Sonia Barbosa Camargo Igliori
Regina França Guimarães Ferreira, Sonia Barbosa Camargo Igliori

Resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso

Diego Quadros Fernandes, Gabriel Loureiro de Lima
PDF