Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Educação Matemática pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP é publicada a cada quatro meses com o objetivo de proporcionar um espaço internacional de divulgação da pesquisa científica na área. Há muitos anos vem contribuindo com esse objetivo e, por isso, alcançou o reconhecimento internacional. Sendo conhecido como excelente na área educacional, dissemina temas contemporâneos – divulgados em "chamada de trabalhos" e "agendas de pesquisa" nacionais e internacionais. Além disso, sempre traz novas questões relevantes e interessantes para o desenvolvimento da área. Os dados básicos da pesquisa de Educação Matemática são:GeoDados  ,EBSCO Publishing, Portal Periódicos CAPES  ,  Educação Matemática,  ,  Latindex,    PKP-Projeto de Conhecimento Público,    Bibliografia Brasileira de Educação (MEC-INEP),    https://scholar.google.fr/citations?hl=fr&authuser=1&user=_5Tg-u4AAAAJ.  A política adotada em seu projeto editorial prioriza artigos científicos relacionados à Educação Matemática inéditos no Brasil e, em particular, àqueles que abordam as linhas de pesquisa do programa: Matemática, Estrutura Curricular e Formação de Professores; História, Epistemologia e Didática de Matemática e Tecnologias da Informação e da Didática da Matemática. A prioridade dada às linhas descritas não se restringe a referências teóricas, pelo contrário, espera-se que a revista reflita a diversidade que caracteriza a pesquisa em Educação Matemática. Assim, recebe trabalhos históricos, filosóficos, epistemológicos, culturais, curriculares, didáticos e psicológicos, entre vários outros sobre Matemática, que têm a Educação Matemática em suas diversas modalidades como foco principal. Os editores também incentivam a apresentação de artigos que abrem diálogos entre a Educação Matemática e áreas afins, como Educação, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Matemática, Epistemologia, História da Matemática ou Educação ou Educação Matemática, Psicologia Educacional, entre outras. Os artigos serão apresentados sempre na língua original de submissão com resumos em português e outros entre os idiomas: espanhol, inglês ou francês. Para serem selecionados, os artigos devem receber duas avaliações favoráveis. Os árbitros serão escolhidos pelo comitê editorial, mas os artigos também podem ser revisados pelos revisores ad hoc.  Os autores receberão cópias das resenhas.

____________________________________________________________

The journal Mathematics Education Research of the Post-Graduate Studies in Mathematics Education Program, PUC/SP, is published each four months with the aim of providing an international space for disseminating scientific research in the area. For many years it has been contributing with this aim and so reached international recognition. Being known as excellent in the educational area, disseminates contemporaneous themes – divulgated in national and international recent ‘call of papers’ and ‘research agendas’. Besides that it always brings relevant and interesting new questions for the area development. The Mathematics Education Research data base index of the journal are: GeoDados ,EBSCO Publishing, Portal Periódicos CAPES , Mathematics Education , Latindex , PKP-Public Knowledge Project , Bibliografia Brasileira de Educação (MEC-INEP) https://scholar.google.fr/citations?hl=fr&authuser=1&user=_5Tg-u4AAAAJ . The policy adopted in its editorial project gives priority to scientific articles related to Mathematics Education previously unpublished in Brazil and particularly those addressing the lines of research of the program: Mathematics, Curriculum Structure and Teacher Training; History, Epistemology and Didactics of Mathematics and Information Technologies and the Didactics of Mathematics. The priority given to the described lines is not restricted to theoretical references, on the contrary, it is hoped that the journal will reflect the diversity that characterizes research in Mathematics Education. So, it receives historical, philosophical, epistemological, cultural, curricular, didactical and psychological papers, among several others about Mathematics, that have the Mathematics Education in its various modalities as their main focus. The editors also encourage the submission of articles which open dialogues among Mathematics Education and related areas, such as Education, Sociology, Anthropology, Philosophy, Mathematics, Epistemology, History of Mathematics or Education or Mathematics Education, Educational Psychology, among others. Articles will be presented always in the original language of submission with abstracts in Portuguese and other among the languages: Spanish, English or French. In order to be selected, articles should receive two favorable reviews. Referees will be preferable chosen from the editorial committee, but the articles can also be reviewed by ad hoc reviewers. Authors will receive copies of the reviews.

____________________________________________________________

Projet éditorial : La revue Educação Matemática Pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, est publiée tous les quatre mois dans le but de fournir un espace international de diffusion de la recherche scientifique dans la Didactique des disciplines et de l´Éducation. Depuis de nombreuses années, elle contribue à cet objectif et, par conséquent, a obtenu une reconnaissance internationale. Connu comme excellente dans le domaine de l’éducation, elle diffuse des thèmes contemporains, diffusés dans des « appels à publication » et des « agendas de recherche » nationaux et internationaux. En outre, elle apporte toujours de nouvelles questions pertinentes et intéressantes pour le développement de la Didactique des disciplines et de l´éducation. Les données de base de la recherche sur l’éducation mathématique sont : GeoData , CAPES Periodic Portal, Mathematics Education,  Matemática,  etc. La politique adoptée dans son projet éditorial donne la priorité aux articles scientifiques liés à l’enseignement des mathématiques non publiés au Brésil et, en particulier, à ceux qui abordent les axes de recherche du programme : mathématiques, structure des programmes d’études et formation des enseignants; Histoire, épistémologie et didactique des mathématiques et des technologies de l’information et de la Communication, et de la Didactiques des mathématiques. La priorité donnée aux lignes décrites ne se limite pas aux références théoriques, au contraire, on s’attend à ce que la revue reflète la diversité qui caractérise la recherche en Didactiques des mathématiques. Ainsi, elle reçoit des travaux sur l´histoire des Mathématiques, ou sur l´Éducation, sur la philosophie, l´épistémologiques, la culture, les curriculums, parmi tant d´autre, qui ont l’enseignement des mathématiques dans ses diverses modalités comme principal objectif. Les éditeurs encouragent également la présentation d’articles qui ouvrent des dialogues entre l’enseignement des mathématiques et des domaines connexes, tels que l’éducation, la sociologie, l’anthropologie, la philosophie, les mathématiques, l’épistémologie, l’histoire des mathématiques ou de l’éducation ou l’éducation mathématique, la psychologie éducative, entre autres. Les rédacteurs prévoient que les volumes de la revue peuvent inclure plusieurs modalités d’articles de diffusion scientifique tels que : rapports de recherche, conférences ou conférences de communication, entrevues, commentaires sur des questions de recherche, critique d’articles ou de livres, revues de littérature et analyses théoriques. Les articles seront toujours présentés dans la langue originale de soumission avec des résumés en portugais et d’autres parmi les langues: espagnol, anglais e Français. Pour être sélectionnés, les articles doivent recevoir au moins deux évaluations favorables parmi trois. Les arbitres seront choisis par le comité de rédaction, mais les articles peuvent également être examinés par les examinateurs ad hoc. Les auteurs recevront des copies des critiques. Comité de rédaction

 

Políticas de Seção

APOIO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Editores
  • Saddo Almouloud
  • Cileda Coutinho
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Volume 22 - 4 - Congresso Internacional sobre a TAD - CITAD 6

Editores
  • Saddo Almouloud
  • Annie Bessot
  • Marianna Bosch
  • Hamid Chaachoua
  • TOMÁS ÁNGEL DELGADO
  • Josep Gascon
  • Ana Lúcia Manrique
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Número temático 2020 - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas

Chamada de trabalhos – Número Temático 2020

Revista “Educação Matemática Pesquisa” – ISSN 1983-3156

Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática

A Revista “Educação Matemática Pesquisa”, publicação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), convida os pesquisadores da área a submeter suas colaborações para seu número temático do ano de 2020, cujo tema será “Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas”.

A metodologia é elemento essencial em todas as pesquisas de caráter científico. As definições relativas ao design de um estudo podem definir delineamentos, recortes, procedimentos, técnicas de coleta de dados, configurações para as análises, entre outras escolhas de caráter axial para a estrutura de um trabalho acadêmico. Neste sentido, parece legítimo propor alguns questionamentos:

  • Quais perspectivas metodológicas podem ser encontradas nas pesquisas em Educação Matemática?
  • Podem ser encontradas abordagens inovadoras nas investigações da área?
  • Quais os rumos da pesquisa qualitativa no âmbito da Educação Matemática? E da pesquisa quantitativa?
  • Como as abordagens experimentais têm trabalhado, do ponto de vista metodológico, com os diversos temas inscritos no rol de interesses das pesquisas em Educação Matemática?
  • As tecnologias digitais, em especial, concorrem para reconfigurar e/ou reorganizar a pesquisa em Educação Matemática sob o ponto de vista da metodologia?

Podem ser propostos artigos contendo resultados de pesquisas, bem como reflexões com contribuições teóricas para as investigações na área, em qualquer nível de ensino. A data limite para recebimento de colaborações é 14 de setembro de 2020. Serão aceitos artigos inéditos, redigidos em português, inglês, espanhol ou francês. Instruções e um tutorial para autores, bem como outras informações relevantes se encontram no endereço http://revistas.pucsp.br/emp.

Os textos devem ser submetidos diretamente, pelo(s) autor(es) na plataforma SEER da Revista (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp ). No ambiente da revista estão também disponíveis as normas para elaboração dos textos (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#authorGuidelines ) e o arquivo com o template que deve ser usado (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5604/docx ).

No Passo 1 do processo de submissão on-line, o(s) autor(es) deve(m) escolher a seção “Submissão de artigos ao número temático “Número temático - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas”, para que o artigo seja encaminhado aos editores. Todos os artigos passarão pela avaliação de, pelo menos, dois pareceristas. Dúvidas sobre a edição temática podem ser encaminhadas para o e-mail gepasoli@gmail.com (Editor do número temático), saddoag@gmail.com (editor da revista) e/ou analuciamanrique@gmail.com. (Editora da revista)

A edição está prevista para dezembro de 2020.

 

Prof. Dr. Gerson Pastre de Oliveira

Editor do Número Temático

Editores
  • Saddo Almouloud
  • Ana Lúcia Manrique
  • Gerson Oliveira
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de avaliação e seleção de artigos. A seleção de cada artigo depende de uma avaliação, da possibilidade de cumprimento rigoroso dos prazos e comparação com outros artigos, quando para um determinado volume mais de um trabalho da mesma instituição é submetido. A avaliação é feita por meio da aprovação de dois dos três revisores, selecionados por um membro do conselho editorial interno, designados para acompanhar todo o processo de avaliação desse artigo. Isso seleciona dois revisores do conselho editorial interno e um do conselho editorial externo ou ad hoc, que recebe o artigo às cegas (sem os nomes dos autores) com um prazo fixo para a emissão do relatório de avaliação, que deve incluir não apenas opiniões, mas posições e recomendações fundamentadas para melhorar o que se destina à reformulação. O editor designado então escreve um texto de apreciação, com trechos apropriados e relevantes das opiniões recebidas, entre aspas, sem deixar claro quem seriam os avaliadores e envia-o aos autores para proceder com as mudanças solicitadas no prazo de uma semana. Em caso de retorno dentro de uma semana, o editor designado retorna o trabalho revisado aos árbitros, para confirmar se as mudanças foram atendidas satisfatoriamente ou se houve uma justificativa satisfatória para as mudanças não atendidas. Eles devem prosseguir com o retorno ao editor designado, dentro de uma semana, indicando se a reformulação os satisfez ou não e o motivo. O editor designado emite um parecer final e passa o processo (as versões do trabalho entregues pelos autores, todas as opiniões, avaliações e feedbacks, incluindo um parecer final dele) aos editores que trabalham no biênio para exame, emitindo o parecer institucional final para envio aos autores e arquivamento. Os editores, de acordo com o planejamento e o andamento do processo de avaliação do conjunto de trabalhos submetidos, podem aceitar o artigo para esse volume, indicar para um próximo volume, ou solicitar uma nova submissão após atender aos requisitos indicados no processo de avaliação.
_____________________________________________________________

Process of evaluation and selection of articles. The selection of each article depends on an evaluation, the possibility of strict compliance with deadlines and comparison with other articles, when for a given volume more than one work from the same institution is submitted. The evaluation is done through the approval of two out of three reviewers, selected by a member of the internal editorial board, designated to accompany the entire evaluation process of that article. This selects two reviewers from the internal editorial board and one from the external or ad hoc editorial board, who receives the blind article (without the authors' names) with a fixed deadline for issuing the evaluation report, which must include not only opinions, but substantiated positions and recommendations for improving what is aimed at reformulation. The designated editor then writes an appreciative text, with appropriate and relevant excerpts of the opinions received, in quotation marks, without making it clear who the evaluators would have been and sends it to the authors to proceed with the requested changes within one week. In the event of a return within a week, the designated editor returns the revised work to the referees, to confirm whether the changes were met satisfactorily or if there was a satisfactory justification for the changes not being met. They must proceed with the return to the designated editor, within a week, indicating whether the reformulation satisfied them or not and the reason. The designated editor issues a final opinion and passes the process (the versions of the work delivered by the authors, all opinions, appraisals and feedback, including a final opinion from him) to the editors working in the biennium for examination, issuing the final institutional opinion for sending to the authors and archive. The editors, according to the planning and progress of the evaluation process of the set of submitted works, can accept the article for that volume, indicate for a next volume, or request a new submission after meeting the requirements indicated in the evaluation process.

_______________________________________________________________

Processus de l´évaluation et de sélection des articles

La sélection de chaque article dépend d'une évaluation, de la possibilité d'un strict respect des délais et d'une comparaison avec d'autres articles, lorsque pour un volume donné plus d'une œuvre de la même institution est soumise. L'évaluation se fait par l'approbation de deux examinateurs sur trois, sélectionnés par un membre du comité de rédaction interne, désignés pour accompagner l'ensemble du processus d'évaluation de cet article. Celui-ci sélectionne deux examinateurs du comité de rédaction interne et un du comité de rédaction externe ou ad hoc, qui reçoit l'article aveugle (sans le nom des auteurs) avec un délai fixe pour la publication du rapport d'évaluation, qui doit inclure non seulement des avis, mais des critiques et recommandations pour améliorer ce qui vise à la reformulation. L'éditeur désigné rédige ensuite un texte d'appréciation, avec des extraits appropriés et pertinents des opinions reçues, entre guillemets, sans préciser qui auraient été les évaluateurs et l'envoie aux auteurs pour procéder aux changements demandés dans un délai d'une semaine. En cas de retour dans la semaine, l'éditeur désigné retourne le travail révisé aux arbitres pour confirmer si les changements ont été satisfaits de manière satisfaisante ou s'il y avait une justification satisfaisante pour les changements non respectés. Ils doivent procéder au retour à l'éditeur désigné, dans un délai d'une semaine, en indiquant si la reformulation les a satisfaits ou non et la raison. L'éditeur désigné émet un avis final et transmet le processus (les versions des travaux fournis par les auteurs, toutes les opinions, évaluations et commentaires, y compris un avis final de sa part) aux éditeurs travaillant pendant l'exercice biennal pour examen, en émettant l'avis institutionnel final à envoyer aux auteurs et aux archives. Les éditeurs, en fonction de la planification et de l'avancement du processus d'évaluation de l'ensemble des œuvres soumises, peuvent accepter l'article pour ce volume, indiquer pour un volume suivant ou demander une nouvelle soumission après avoir satisfait aux exigences indiquées dans le processus d'évaluation.

 

Periodicidade

A revista Educação Matemática Pesquisa é uma publicação quadrimestral, e os itens da revista serão publicados coletivamente quando o sumário estiver pronto.

__________________________________________________________________

The journal Mathematics Education Research is a quarterly publication, and the journal's items will be published collectively when the abstract is ready.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

_________________________________________________________________

This journal offers immediate free access to its content, following the principle that 
making free scientific knowledge available to the public provides greater 
democratization of knowledge worldwide.

 

Arquivamento

Esta revista usa o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivos distribuído entre as bibliotecas participantes e permite que eles criem arquivos de revistas permanentes para preservação erestauração. http://lockss.stanford.edu/ 

This magazine uses the LOCKSS system to create a file system distributed among participating libraries and allows them to create permanent magazine files for preservation and restoration. Saiba mais...

 

Projeto Editorial - Editorial Project

Projeto Editorial: A revista Educação Matemática Pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, é publicado a cada quatro meses com o objetivo de proporcionar um espaço internacional de divulgação da pesquisa científica na área. Há muitos anos vem contribuindo com esse objetivo e, por isso, alcançou o reconhecimento internacional. Sendo conhecido como excelente na área educacional, dissemina temas contemporâneos – divulgados em "chamada de trabalhos" e "agendas de pesquisa" nacionais e internacionais. Além disso, sempre traz novas questões relevantes e interessantes para o desenvolvimento da área. Os dados básicos da pesquisa de Educação Matemática são:  GeoDados  , Portal Periódicos CAPES  , Educação Matemática,  ,  Latindex,    PKP-Projeto de Conhecimento Público,    Bibliografia Brasileira de Educação (MEC-INEP).   A política adotada em seu projeto editorial prioriza artigos científicos relacionados à Educação Matemática inéditos no Brasil e, em particular, àqueles que abordam as linhas de pesquisa do programa: Matemática, Estrutura Curricular e Formação de Professores; História, Epistemologia e Didática de Matemática e Tecnologias da Informação e da Didática da Matemática. A prioridade dada às linhas descritas não se restringe a referências teóricas, pelo contrário, espera-se que a revista reflita a diversidade que caracteriza a pesquisa em Educação Matemática. Assim, recebe trabalhos históricos, filosóficos, epistemológicos, culturais, curriculares, didáticos e psicológicos, entre vários outros sobre Matemática, que têm a Educação Matemática em suas diversas modalidades como foco principal. Os editores também incentivam a apresentação de artigos que abrem diálogos entre a Educação Matemática e áreas afins, como Educação, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Matemática, Epistemologia, História da Matemática ou Educação ou Educação Matemática, Psicologia Educacional, entre outras. Os editores antecipam que os volumes da revista podem incluir diversas modalidades de trabalhos de divulgação científica como: relatórios de pesquisa, palestras ou conferências de comunicação, entrevistas, comentários sobre questões relativas à pesquisa, críticas de artigos ou livros, revisões de literatura e análises teóricas. Cada edição também incluirá os títulos das dissertações e teses produzidas no Programa durante o semestre da edição. Os artigos serão apresentados sempre na língua original de submissão com resumos em português e outros entre os idiomas: espanhol, inglês ou francês. Para serem selecionados, os artigos devem receber duas avaliações favoráveis. Os árbitros serão escolhidos pelo comitê editorial, mas os artigos também podem ser revisados pelos revisores ad hoc. Os autores receberão cópias das resenhas. Comitê Editorial.

_______________________________________________

Editorial Project: The journal Mathematics Education Research of the Post-Graduate Studies in Mathematics Education Program, PUC/SP, is published each four months with the aim of providing an international space for disseminating scientific research in the area. For many years it has been contributing with this aim and so reached international recognition. Being known as excellent in the educational area, disseminates contemporaneous themes – divulgated in national and international recent ‘call of papers’ and ‘research agendas’. Besides that it always brings relevant and interesting new questions for the area development. The Mathematics Education Research data base index of the journal are: GeoDados , Portal Periódicos CAPES , Mathematics Education , Latindex , PKP-Public Knowledge Project , Bibliografia Brasileira de Educação (MEC-INEP) . The policy adopted in its editorial project gives priority to scientific articles related to Mathematics Education previously unpublished in Brazil and particularly those addressing the lines of research of the program: Mathematics, Curriculum Structure and Teacher Training; History, Epistemology and Didactics of Mathematics and Information Technologies and the Didactics of Mathematics. The priority given to the described lines is not restricted to theoretical references, on the contrary, it is hoped that the journal will reflect the diversity that characterizes research in Mathematics Education. So, it receives historical, philosophical, epistemological, cultural, curricular, didactical and psychological papers, among several others about Mathematics, that have the Mathematics Education in its various modalities as their main focus. The editors also encourage the submission of articles which open dialogues among Mathematics Education and related areas, such as Education, Sociology, Anthropology, Philosophy, Mathematics, Epistemology, History of Mathematics or Education or Mathematics Education, Educational Psychology, among others. The editors anticipate that the volumes of the journal can include various modalities of scientific divulgation works as: research reports, lectures or conferences communication reports, interviews, commentaries on issues pertaining to research, critiques of articles or books, literature reviews and theoretical analyses. Each issue will also include the titles of the dissertations and theses produced in the Program during the semester of the edition. Articles will be presented always in the original language of submission with abstracts in Portuguese and other among the languages: Spanish, English or French. In order to be selected, articles should receive two favorable reviews. Referees will be preferable chosen from the editorial committee, but the articles can also be reviewed by ad hoc reviewers. Authors will receive copies of the reviews. Editorial Committee.

______________________________________________

Proyecto Editorial: La revista Educação Matemática Pesquisa del Programa de Estudios de Pós-Graduados en Educación Matemática de la PUC-SP es publicada cada cuatro meses con el objetivo de proporcionar un espacio internacional de divulgación de la investigación científica en el área. Durante muchos años viene contribuyendo a este objetivo y, por eso, alcanzó el reconocimiento internacional. Siendo conocida como una revista de gran renombre en el área de educación, difunde temas contemporáneos–publicados en "llamada de trabajos" y "agendas de investigación" nacionales e internacionales. Además de eso, siempre trae nuevas cuestiones relevantes e interesantes para el desarrollo del área. Los datos básicos de la investigación de Educación Matemática son:  GeoDados, Portal Periódicos CAPES, Educação Matemática Latindex,    PKP-Projeto de Conhecimento Público,    Bibliografía Brasileira de Educação (MEC-INEP).   La política adoptada en su proyecto editorial prioriza artículos científicos relacionados a la Educación Matemática inéditos en Brasil y, en particular, aquellos que abordan las líneas de investigación del programa: Matemática, Estructura Curricular y Formación de Profesores; Historia, Epistemología y Didáctica de Matemática y Tecnologías de la Información. La prioridad dada a las líneas descritas no se restringe a referencias teóricas, por el contrario, se espera que la revista refleje la diversidad que caracteriza a la investigación en Educación Matemática. Así, recibe trabajos históricos, filosóficos, epistemológicos, culturales, curriculares, didácticos y psicológicos, entre otros sobre Matemática, que tiene la Educación Matemática en sus diversas modalidades como foco principal. Los editores también incentivan la presentación de artículos que abren diálogos entre la Educación Matemática y áreas afines, como Educación, Sociología, Antropología, Filosofía, Matemática, Epistemología, Historia de la Matemática o Educación o Educación Matemática, Psicología Educacional, entre otros. Los editores anticipan que los volúmenes de la revista pueden incluir diversas modalidades de trabajo de divulgación científica como: informes (relatorías) de investigación, charlas o conferencias de comunicaciones, entrevistas, comentarios sobre cuestiones relativas a la investigación, críticas de artículos o libros, revisiones de literatura y análisis teóricos. Cada edición también incluirá los títulos de las disertaciones y tesis producidas en el Programa durante el semestre de la edición. Los artículos serán presentados siempre en el idioma original de envió con resúmenes en portugués y otros idiomas que pueden ser: español, inglés o francés. Para ser seleccionados, los artículos deben recibir dos evaluaciones favorables. Los árbitros serán escogidos por el comité editorial, pero los artículos también pueden ser revisados por los revisores ad hoc. Los autores recibirán copias de las reseñas. Comité Editorial.

_______________________________________________

Projet éditorial : La revue Educação Matemática Pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, est publiée tous les quatre mois dans le but de fournir un espace international de diffusion de la recherche scientifique dans la Didactique des disciplines et de l´Éducation. Depuis de nombreuses années, elle contribue à cet objectif et, par conséquent, a obtenu une reconnaissance internationale. Connu comme excellente dans le domaine de l’éducation, elle diffuse des thèmes contemporains, diffusés dans des « appels à publication » et des « agendas de recherche » nationaux et internationaux. En outre, elle apporte toujours de nouvelles questions pertinentes et intéressantes pour le développement de la Didactique des disciplines et de l´éducation. Les données de base de la recherche sur l’éducation mathématique sont : GeoData , CAPES Periodic Portal, Mathematics Education,  Matemática,  etc. La politique adoptée dans son projet éditorial donne la priorité aux articles scientifiques liés à l’enseignement des mathématiques non publiés au Brésil et, en particulier, à ceux qui abordent les axes de recherche du programme : mathématiques, structure des programmes d’études et formation des enseignants; Histoire, épistémologie et didactique des mathématiques et des technologies de l’information et de la Communication, et de la Didactiques des mathématiques. La priorité donnée aux lignes décrites ne se limite pas aux références théoriques, au contraire, on s’attend à ce que la revue reflète la diversité qui caractérise la recherche en Didactiques des mathématiques. Ainsi, elle reçoit des travaux sur l´histoire des Mathématiques, ou sur l´Éducation, sur la philosophie, l´épistémologiques, la culture, les curriculums, parmi tant d´autre, qui ont l’enseignement des mathématiques dans ses diverses modalités comme principal objectif. Les éditeurs encouragent également la présentation d’articles qui ouvrent des dialogues entre l’enseignement des mathématiques et des domaines connexes, tels que l’éducation, la sociologie, l’anthropologie, la philosophie, les mathématiques, l’épistémologie, l’histoire des mathématiques ou de l’éducation ou l’éducation mathématique, la psychologie éducative, entre autres. Les rédacteurs prévoient que les volumes de la revue peuvent inclure plusieurs modalités d’articles de diffusion scientifique tels que : rapports de recherche, conférences ou conférences de communication, entrevues, commentaires sur des questions de recherche, critique d’articles ou de livres, revues de littérature et analyses théoriques. Les articles seront toujours présentés dans la langue originale de soumission avec des résumés en portugais et d’autres parmi les langues: espagnol, anglais e Français. Pour être sélectionnés, les articles doivent recevoir au moins deux évaluations favorables parmi trois. Les arbitres seront choisis par le comité de rédaction, mais les articles peuvent également être examinés par les examinateurs ad hoc. Les auteurs recevront des copies des critiques. Comité de rédaction.

 

Processo de avaliação e seleção de artigos

A seleção de cada artigo depende de avaliação, de possibilidade de atendimento rigoroso aos prazos e de comparação com outros artigos, quando para um dado volume for submetido mais de um trabalho de uma mesma instituição. A avaliação faz-se mediante a aprovação de dois entre três pareceristas, selecionados por um membro do corpo editorial interno, designado para acompanhar todo o processo de avaliação daquele artigo. Este seleciona dois pareceristas do corpo editorial interno e um do corpo editorial externo ou ad hoc, que recebe o artigo cego (sem os nomes dos autores) com prazo determinado para emitirem o relatório de avaliação que deve incluir não apenas opiniões, mas posições substanciadas e recomendações para melhoria do que for apontado para reformulação. O editor designado redige, então, um texto apreciativo, com trechos adequados e relevantes dos pareceres recebidos, entre aspas, sem deixar transparecer quem teriam sido os avaliadores e o envia aos autores para que procedam as alterações pedidas no prazo de uma semana. No caso de ocorrer devolução em uma semana, o editor designado devolve o trabalho revisado aos pareceristas, para que confiram se as alterações foram atendidas a contento ou se houve justificativa satisfatória para alterações não serem atendidas. Estes devem proceder à devolutiva ao editor designado, dentro de uma semana, indicando se a reformulação os satisfez ou não e o motivo. O editor designado emite um parecer final e passa o processo (as versões do trabalho entregues pelos autores, todos os pareceres, apreciações e devolutivas, incluindo um parecer final seu) aos editores em atuação no biênio para exame, emissão de parecer final institucional para envio aos autores e arquivo. Os editores, conforme o planejamento e andamento do processo avaliativo do conjunto dos trabalhos submetidos podem aceitar o artigo para aquele volume, indicar para um próximo volume, ou requerer nova submissão após atendimento dos requisitos indicados no processo de avaliação.

______________________________________________

The selection of each article depends on an evaluation, the possibility of strict compliance with deadlines and comparison with other articles, when for a given volume more than one work from the same institution is submitted. The evaluation is done through the approval of two out of three reviewers, selected by a member of the internal editorial board, designated to accompany the entire evaluation process of that article. This selects two reviewers from the internal editorial board and one from the external or ad hoc editorial board, who receives the blind article (without the authors' names) with a fixed deadline for issuing the evaluation report, which must include not only opinions, but substantiated positions and recommendations for improving what is aimed at reformulation. The designated editor then writes an appreciative text, with appropriate and relevant excerpts of the opinions received, in quotation marks, without making it clear who the evaluators would have been and sends it to the authors to proceed with the requested changes within one week. In the event of a return within a week, the designated editor returns the revised work to the referees, to confirm whether the changes were met satisfactorily or if there was a satisfactory justification for the changes not being met. They must proceed with the return to the designated editor, within a week, indicating whether the reformulation satisfied them or not and the reason. The designated editor issues a final opinion and passes the process (the versions of the work delivered by the authors, all opinions, appraisals and feedback, including a final opinion from him) to the editors working in the biennium for examination, issuing the final institutional opinion for sending to the authors and archive. The editors, according to the planning and progress of the evaluation process of the set of submitted works, can accept the article for that volume, indicate for a next volume, or request a new submission after meeting the requirements indicated in the evaluation process.

_______________________________________________

La selección de cada artículo depende de la evaluación, de la posibilidad de estricto cumplimiento de los plazos y comparación con otros artículos, cuando para un volumen dado se presenta más de un trabajo de la misma institución. La evaluación se hace mediante la aprobación de dos de los tres revisores, seleccionados por un miembro del cuerpo editorial interno designado para acompañar todo el proceso de evaluación de dicho artículo. Este selecciona dos revisores del cuerpo editorial interno y uno del cuerpo editorial externo o ad hoc, que reciben el artículo ciego (sin los nombres de los autores) con plazo determinado para emitir el informe de evaluación que debe incluir no solo opiniones, si no también posiciones sustanciales y recomendaciones para mejorar lo que se señaló para la reformulación. El editor designado luego escribe un texto de agradecimiento, con extractos apropiados y relevantes de las opiniones recibidas, entre comillas, sin dejar en claro quiénes habrían sido los evaluadores y lo envía a los autores para que procedan con las correcciones solicitadas con un plazo de una semana. En el caso de ocurrir devolución en una semana, el editor designado devuelve el trabajo revisado a los revisores, para que puedan confirmar si las correcciones se cumplieron satisfactoriamente o si hubo una justificación satisfactoria para las alteraciones que no fueron realizadas. Estos deben proceder a devolver al editor designado, dentro de una semana, indicando si la reformulación los satisfizo o no y el motivo. El editor designado emite una opinión final y pasa el proceso (las versiones del trabajo entregado por los autores, todos los pareceres, apreciaciones y devoluciones, incluyendo un parecer final suyo) a los editores que trabajan en el bienio para su examen, emitiendo una opinión final institucional para envío a los autores y el archivo. Los editores, de acuerdo con la planificación y el progreso del proceso de evaluación del conjunto de trabajos enviados, pueden aceptar el artículo para ese volumen, indicar el siguiente volumen o solicitar una nueva presentación después de cumplir con los requisitos indicados en el proceso de evaluación.

_______________________________________________

La sélection de chaque article dépend d'une évaluation, de la possibilité d'un strict respect des délais et d'une comparaison avec d'autres articles, lorsque pour un volume donné plus d'une œuvre de la même institution est soumise. L'évaluation se fait par l'approbation de deux examinateurs sur trois, sélectionnés par un membre du comité de rédaction interne, désignés pour accompagner l'ensemble du processus d'évaluation de cet article. Celui-ci sélectionne deux examinateurs du comité de rédaction interne et un du comité de rédaction externe ou ad hoc, qui reçoit l'article aveugle (sans le nom des auteurs) avec un délai fixe pour la publication du rapport d'évaluation, qui doit inclure non seulement des avis, mais des critiques et recommandations pour améliorer ce qui vise à la reformulation. L'éditeur désigné rédige ensuite un texte d'appréciation, avec des extraits appropriés et pertinents des opinions reçues, entre guillemets, sans préciser qui auraient été les évaluateurs et l'envoie aux auteurs pour procéder aux changements demandés dans un délai d'une semaine. En cas de retour dans la semaine, l'éditeur désigné retourne le travail révisé aux arbitres pour confirmer si les changements ont été satisfaits de manière satisfaisante ou s'il y avait une justification satisfaisante pour les changements non respectés. Ils doivent procéder au retour à l'éditeur désigné, dans un délai d'une semaine, en indiquant si la reformulation les a satisfaits ou non et la raison. L'éditeur désigné émet un avis final et transmet le processus (les versions des travaux fournis par les auteurs, toutes les opinions, évaluations et commentaires, y compris un avis final de sa part) aux éditeurs travaillant pendant l'exercice biennal pour examen, en émettant l'avis institutionnel final à envoyer aux auteurs et aux archives. Les éditeurs, en fonction de la planification et de l'avancement du processus d'évaluation de l'ensemble des œuvres soumises, peuvent accepter l'article pour ce volume, indiquer pour un volume suivant ou demander une nouvelle soumission après avoir satisfait aux exigences indiquées dans le processus d'évaluation.