Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Educação Matemática Pesquisa, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, de regularidade quadrimestral, tem o objetivo de constituir-se em um espaço de divulgação científica da área, em âmbito nacional e internacional. Há anos a revista vem contribuindo com esse objetivo e, assim, conseguiu reconhecimento nacional e internacional. Sendo considerada excelente na área educacional, dissemina temas contemporâneos – presentes em chamadas de trabalhos e agendas investigativas nacionais ou internacionais recentes - além de trazer interessantes e relevantes questões novas para o desenvolvimento da área. Entre as bases em que é indexada citamos: GeoDados ,EBSCO Publishing, Portal Periódicos CAPES , Mathematics Education , Latindex , PKP-Public Knowledge Project , Bibliografia Brasileira de Educação (MEC-INEP) , https://scholar.google.fr/citations?hl=fr&authuser=1&user=_5Tg-u4AAAAJ .O projeto editorial da revista prioriza artigos científicos, inéditos no Brasil, da área de Educação Matemática, particularmente os relacionados às linhas de pesquisa do Programa: A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores; História, Epistemologia e Didática da Matemática e, também, Tecnologias da Informação e Didática da Matemática. A prioridade dada às linhas descritas não é extensiva aos referenciais teóricos, ao contrário, procura-se contemplar a diversidade. Desta maneira, são acolhidos trabalhos que possam se caracterizar como históricos, filosóficos, epistemológicos, culturais, curriculares, didáticos, psicológicos, entre outros, acerca da Matemática, que tenham como principal foco a Educação Matemática em suas diversas modalidades.
Os editores também encorajam a submissão de artigos que abram diálogo entre a Educação Matemática e áreas correlatas, como: Educação, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Matemática, Epistemologia, Historia da Matemática ou da Educação ou da Educação Matemática, Psicologia da Educação, entre outras.
Os artigos serão apresentados na língua em que foram submetidos, com resumos em português e em outra dentre as línguas: espanhol, inglês, ou francês.
Para serem selecionados os artigos devem receber duas aprovações. Os pareceristas serão preferivelmente os do comitê editorial, mas podem ser escolhidos também avaliadores ad hoc. Os autores receberão cópias das avaliações.

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The journal Mathematics Education Research of the Post-Graduate Studies in Mathematics Education Program, PUC/SP, is published each four months with the aim of providing an international space for disseminating scientific research in the area. For many years it has been contributing with this aim and so reached international recognition. Being known as excellent in the educational area, disseminates contemporaneous themes – divulgated in national and international recent ‘call of papers’ and ‘research agendas’. Besides that it always brings relevant and interesting new questions for the area development. The Mathematics Education Research data base index of the journal are: GeoDados ,EBSCO Publishing, Portal Periódicos CAPES , Mathematics Education , Latindex , PKP-Public Knowledge Project , Bibliografia Brasileira de Educação (MEC-INEP) https://scholar.google.fr/citations?hl=fr&authuser=1&user=_5Tg-u4AAAAJ . The policy adopted in its editorial project gives priority to scientific articles related to Mathematics Education previously unpublished in Brazil and particularly those addressing the lines of research of the program: Mathematics, Curriculum Structure and Teacher Training; History, Epistemology and Didactics of Mathematics and Information Technologies and the Didactics of Mathematics. The priority given to the described lines is not restricted to theoretical references, on the contrary, it is hoped that the journal will reflect the diversity that characterizes research in Mathematics Education. So, it receives historical, philosophical, epistemological, cultural, curricular, didactical and psychological papers, among several others about Mathematics, that have the Mathematics Education in its various modalities as their main focus. The editors also encourage the submission of articles which open dialogues among Mathematics Education and related areas, such as Education, Sociology, Anthropology, Philosophy, Mathematics, Epistemology, History of Mathematics or Education or Mathematics Education, Educational Psychology, among others. Articles will be presented always in the original language of submission with abstracts in Portuguese and other among the languages: Spanish, English or French. In order to be selected, articles should receive two favorable reviews. Referees will be preferable chosen from the editorial committee, but the articles can also be reviewed by ad hoc reviewers. Authors will receive copies of the reviews.

 

Políticas de Seção

APOIO

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Editorial

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Artigos

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Resenha

Editores
  • Saddo Almouloud
  • Cileda Coutinho
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Currículo e Educação Matemática

Reservada à Submissão de artigos ao número especial sobre curriculo 2017

Editores
  • Saddo Almouloud
  • Ana Lúcia Manrique
  • Marcio Silva
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Número Temático - TAD - Volume 20 -3 (2018)

Caros autores


Aproveitamos que publicamos nosso mais recente número, já anunciamos que em dezembro de 2018 publicaremos nosso próximo número, temático, versando sobre reflexões teóricas e resultados de pesquisas fundamentadas na TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO. 
Lembramos que nossa revista não publica relatos de experiência, ok?

Vamos preparar nossos manuscritos dentro do template da revista, 15 a 25 páginas, português, inglês, francês ou espanhol.

Prazo limite para o recebimento dos arquivos no sistema será 30 de outubro desse ano, para iniciarmos a avaliação em duplo-cego. Buscaremos agilizar o processo solicitando a colaboração de doutores que sejam autores de textos submetidos. 

Além de submeter no sistema o texto não identificado, preenchendo com bastante atenção todo o cadastro do texto, , por favor enviem também para os editores responsáveis de forma a que possam já organizar a lista de avaliadores e dar encaminhamento aos processo de parecer dos artigos.

Previsão de publicação: 30 de dezembro de 2018.

Editores: saddoag@pucsp.br e  zeze@pucsp.br (A profa Maria José será editora convidada para auxiliar o prof Saddo nesse número).

E vamos ao trabalho!!!!!!!!!!!!!!

Editores
  • Saddo Almouloud
  • Cileda Coutinho
  • Maria José Ferreira da Silva
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Volume 21 - 3 -Temático - Educação Algébrica

CHAMADA DE ARTIGOS PARA EDIÇÃO TEMÁTICA “EDUCAÇÃO ALGÉBRICA” DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA (EMP) Em 2003 foi criado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e credenciado junto ao CNPq o Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA). Nestes dezesseis anos de atividade, o Grupo produziu investigações contemplando reflexões relativas a diferentes aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem de Álgebra nos seguintes níveis de ensino: Educação Infantil, Educação Básica e Ensino Superior. Foram realizadas também, investigações visando compreender qual a Álgebra a ser trabalhada nos cursos destinados à formação de professores que ensinam Matemática. Visando contribuir para a ampla divulgação e discussão de investigações de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se debruçam sobre este tema, tal Grupo propõe um número temático da Revista Educação Matemática Pesquisa (ISSN 1983-3156) sobre Educação Algébrica, a ser publicado em Dezembro de 2019. Os editores convidados para essa edição são a professora Barbara Lutaif Bianchini (PUC-SP), o professor Gabriel Loureiro de Lima (PUC-SP) e o professor Alessandro Jacques Ribeiro (UFABC-SP). Convém ressaltar que tal revista é avaliada pela Capes, com Qualis A2, na área de Ensino. Serão aceitos artigos em português, espanhol, inglês ou francês que tratem das temáticas relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Álgebra em diferentes perspectivas. Destacamos, por exemplo, os papéis e os efeitos da Educação Algébrica nas diferentes modalidades de ensino – como a educação profissional, a formação de professores que ensinam Matemática, a educação de jovens e adultos - e nas diferentes etapas da escolaridade. Entendemos ainda, que a Educação Algébrica contempla a Álgebra (incluindo a Aritmética), a Álgebra Linear e a Teoria dos Números. Cada autor poderá submeter uma, e apenas uma, proposta de artigo, seja como autor principal ou coautor. O prazo final para submissão de originais é 31 de julho de 2019, sem possibilidade de ampliação. Os textos devem ser submetidos diretamente, pelo(s) autor(es) na plataforma SEER da Revista (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp), na qual estão também disponíveis as normas para elaboração dos textos (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#authorGuidelines) e o arquivo com o template que deve ser usado (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5604/docx).
No Passo 1 do processo de submissão on-line, o(s) autor(es) deve(m) escolher a seção “Submissão de artigos ao número temático sobre Educação Algébrica”, para que o artigo seja encaminhado aos editores convidados. Caso não haja essa identificação, o artigo passará pelo processo de avaliação regular da revista. Dúvidas sobre a edição temática podem ser encaminhadas para o e-mail gllima@pucsp.br. Barbara Lutaif Bianchini (Editora da EMR). Gabriel Loureiro de Lima (Editor convidado). Alessandro Jacques Ribeiro (Editor convidado).

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CALL FOR PAPERS FOR SPECIAL ISSUE ON “ALGEBRAIC EDUCATION” FOR THE JOURNAL “EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA” (EMP) In 2003 it was created the Research Group on Algebraic Education (GPEA), at “Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)”, in Sao Paulo, Brazil. In sixteen years of activity, the GPEA has been produced investigations contemplating reflections regarding various aspects related to the teaching and learning of algebra in the following all levels of education: K-12 and Higher Education. Also, investigations were carried out aiming to understand which Algebra is important to teach at undergraduate and graduate teacher education. Aiming to contribute to the wide dissemination and discussion of Brazilian and foreigner researchers investigating the Algebraic Education, the Research Group proposes a thematic issue of “Educação Matemática Pesquisa” journal (ISSN 1983-3156), to be published in December, 2019. The guest editors for this issue are Dra. Barbara Lutaif Bianchini (PUC/SP), Dr. Gabriel Loureiro de Lima (PUC/SP) and Dr. Alessandro Jacques Ribeiro (UFABC/SP). It is important to highlight that the journal is indexed in Latindex and EBSCO database. We will accept articles in Portuguese, Spanish, English or French, which deal with the themes related to the teaching and learning of Algebra in different perspectives. We stand out, for example, the roles and effects of Algebraic Education in different formal and informal teaching environments - such as professional education, mathematics teacher education, as well as in the different stages of schooling. We also are considering Algebraic Education including Algebra and Arithmetic, Linear Algebra and Number Theory. Each author may submit one, and only one, paper proposal, either as first author or co-author. The deadline for paper proposal is July, 31st, 2019, without a possibility of extension. Papers must be submitted directly by the author at http://revistas.pucsp.br/index.php/emp, where guidelines for the elaboration of texts are also available (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#authorGuidelines) and there is a template that should be used (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5604/docx). Important: on the first step of online proposal, authors have to choose “Submissão de artigos ao número temático sobre Educação Algébrica” section, so that the paper be forwarded to the invited editors. If there is no
such identification, the paper will go through the regular evaluation process of the journal. If you have any doubt about this EMP special issue, please, make yourself comfortable to send an email to gllima@pucsp.br. Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima and Alessandro Jacques Ribeiro (Editors)

Editores
  • Barbara Bianchini
  • Gabriel Loureiro de Lima
  • Alessandro Ribeiro
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Número Especial -El paradigma del cuestionamiento del mundo en la investigación y en la enseñanza - 2019

Número especial de Artgos (palestras e comunicações ) do Coloquio Internacional sobre a TAD

Editores
  • Saddo Almouloud
  • Cileda Coutinho
  • TOMÁS ÁNGEL DELGADO
  • Ana Lúcia Manrique
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.

Editores
  • Saddo Almouloud
  • Ana Lúcia Manrique
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de avaliação e seleção de artigos.  A seleção de cada artigo depende de avaliação, de possibilidade de atendimento rigoroso aos prazos e de comparação com outros artigos, quando para um dado volume for submetido mais de um trabalho de uma mesma instituição. A avaliação faz-se mediante a aprovação de dois entre três pareceristas, selecionados por um membro do corpo editorial interno, designado para acompanhar todo o processo de avaliação daquele artigo. Este seleciona dois pareceristas do corpo editorial interno e um do corpo editorial externo ou ad hoc, que recebe o artigo cego (sem os nomes dos autores) com prazo determinado para emitirem o relatório de avaliação que deve incluir não apenas opiniões, mas posições substanciadas e recomendações para melhoria do que for apontado para reformulação. O editor designado redige, então, um texto apreciativo, com trechos adequados e relevantes dos pareceres recebidos, entre aspas, sem deixar transparecer quem teriam sido os avaliadores e o envia aos autores para que procedam as alterações pedidas no prazo de uma semana. No caso de ocorrer devolução em uma semana, o editor designado devolve o trabalho revisado aos pareceristas, para que confiram se as alterações foram atendidas a contento ou se houve justificativa satisfatória para alterações não serem atendidas. Estes devem proceder à devolutiva ao editor designado, dentro de uma semana, indicando se a reformulação os satisfez ou não e o motivo. O editor designado emite um parecer final e passa o processo (as versões do trabalho entregues pelos autores, todos os pareceres, apreciações e devolutivas, incluindo um parecer final seu) aos editores em atuação no biênio para exame, emissão de parecer final institucional para envio aos autores e arquivo. Os editores, conforme o planejamento e andamento do processo avaliativo do conjunto dos trabalhos submetidos podem aceitar o artigo para aquele volume, indicar para um próximo volume, ou requerer nova submissão após atendimento dos requisitos indicados no processo de avaliação.

 

Periodicidade

A revista Educação Matemática Pesquisa é uma publicação quadrimestral, e os itens da revista serão publicados coletivamente quando o sumário estiver pronto.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Projeto Editorial - Editorial Project

Projeto Editorial A revista Educação Matemática Pesquisa, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, de regularidade quadrimestral, tem o objetivo de constituir-se em um espaço de divulgação científica da área, em âmbito internacional. Há anos vem contribuindo com esse objetivo e, assim, conseguiu reconhecimento internacional. Sendo considerada excelente na área educacional, dissemina temas contemporâneos – presentes em chamadas de trabalhos e agendas investigativas nacionais ou internacionais recentes - além de trazer interessantes e relevantes questões novas, para o desenvolvimento da área. Entre as bases em que é indexada citamos: GeoDados ,EBSCO Publishing, Portal Periódicos CAPES , Mathematics Education , Latindex , PKP-Public Knowledge Project , Bibliografia Brasileira de Educação (MEC-INEP) O projeto editorial da revista prioriza artigos científicos, inéditos no Brasil, da área de Educação Matemática, particularmente os relacionados às linhas de pesquisa do Programa: A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores; História, Epistemologia e Didática da Matemática e, também, Tecnologias da Informação e Didática da Matemática. A prioridade dada às linhas descritas não é extensiva aos referenciais teóricos, ao contrário, procura-se contemplar a diversidade. Desta maneira, são acolhidos trabalhos que possam se caracterizar como históricos, filosóficos, epistemológicos, culturais, curriculares, didáticos, psicológicos, entre outros, acerca da Matemática, que tenham como principal foco a Educação Matemática em suas diversas modalidades.
Os editores também encorajam a submissão de artigos que abram diálogo entre a Educação Matemática e áreas correlatas, como: Educação, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Matemática, Epistemologia, Historia da Matemática ou da Educação ou da Educação Matemática, Psicologia da Educação, entre outras.
Seu projeto editorial prevê, ainda, que os volumes da revista contenham uma ou mais modalidades como: análises ou relatos de pesquisa; comunicações (ciclo de palestras, conferências...); entrevistas, depoimentos ou resenhas científicas.
Em cada número serão apresentados os títulos das dissertações e teses produzidas no Programa, nos quatro meses de edição.
Os artigos serão apresentados na língua em que foram submetidos, com resumos em português e em outra dentre as línguas: espanhol, inglês, ou francês.
Para serem selecionados os artigos devem receber duas aprovações. Os pareceristas serão preferivelmente os do comitê editorial, mas podem ser escolhidos também avaliadores ad hoc. Os autores receberão cópias das avaliações. _________________________________________

Editorial Project The journal Mathematics Education Research of the Post-Graduate Studies in Mathematics Education Program, PUC/SP, is published each four months with the aim of providing an international space for disseminating scientific research in the area. For many years it has been contributing with this aim and so reached international recognition. Being known as excellent in the educational area, disseminates contemporaneous themes – divulgated in national and international recent ‘call of papers’ and ‘research agendas’. Besides that it always brings relevant and interesting new questions for the area development. The Mathematics Education Research data base index of the journal are: GeoDados , Portal Periódicos CAPES , Mathematics Education , Latindex , PKP-Public Knowledge Project , Bibliografia Brasileira de Educação (MEC-INEP) . The policy adopted in its editorial project gives priority to scientific articles related to Mathematics Education previously unpublished in Brazil and particularly those addressing the lines of research of the program: Mathematics, Curriculum Structure and Teacher Training; History, Epistemology and Didactics of Mathematics and Information Technologies and the Didactics of Mathematics. The priority given to the described lines is not restricted to theoretical references, on the contrary, it is hoped that the journal will reflect the diversity that characterizes research in Mathematics Education. So, it receives historical, philosophical, epistemological, cultural, curricular, didactical and psychological papers, among several others about Mathematics, that have the Mathematics Education in its various modalities as their main focus. The editors also encourage the submission of articles which open dialogues among Mathematics Education and related areas, such as Education, Sociology, Anthropology, Philosophy, Mathematics, Epistemology, History of Mathematics or Education or Mathematics Education, Educational Psychology, among others. The editors anticipate that the volumes of the journal can include various modalities of scientific divulgation works as: research reports, lectures or conferences communication reports, interviews, commentaries on issues pertaining to research, critiques of articles or books, literature reviews and theoretical analyses. Each issue will also include the titles of the dissertations and theses produced in the Program during the semester of the edition. Articles will be presented always in the original language of submission with abstracts in Portuguese and other among the languages: Spanish, English or French. In order to be selected, articles should receive two favorable reviews. Referees will be preferable chosen from the editorial committee, but the articles can also be reviewed by ad hoc reviewers. Authors will receive copies of the reviews. Editorial Committee

 

Processo de avaliação e seleção de artigos

A seleção de cada artigo depende de avaliação, de possibilidade de atendimento rigoroso aos prazos e de comparação com outros artigos, quando para um dado volume for submetido mais de um trabalho de uma mesma instituição. A avaliação faz-se mediante a aprovação de dois entre três pareceristas, selecionados por um membro do corpo editorial interno, designado para acompanhar todo o processo de avaliação daquele artigo. Este seleciona dois pareceristas do corpo editorial interno e um do corpo editorial externo ou ad hoc, que recebe o artigo cego (sem os nomes dos autores) com prazo determinado para emitirem o relatório de avaliação que deve incluir não apenas opiniões, mas posições substanciadas e recomendações para melhoria do que for apontado para reformulação. O editor designado redige, então, um texto apreciativo, com trechos adequados e relevantes dos pareceres recebidos, entre aspas, sem deixar transparecer quem teriam sido os avaliadores e o envia aos autores para que procedam as alterações pedidas no prazo de uma semana. No caso de ocorrer devolução em uma semana, o editor designado devolve o trabalho revisado aos pareceristas, para que confiram se as alterações foram atendidas a contento ou se houve justificativa satisfatória para alterações não serem atendidas. Estes devem proceder à devolutiva ao editor designado, dentro de uma semana, indicando se a reformulação os satisfez ou não e o motivo. O editor designado emite um parecer final e passa o processo (as versões do trabalho entregues pelos autores, todos os pareceres, apreciações e devolutivas, incluindo um parecer final seu) aos editores em atuação no biênio para exame, emissão de parecer final institucional para envio aos autores e arquivo. Os editores, conforme o planejamento e andamento do processo avaliativo do conjunto dos trabalhos submetidos podem aceitar o artigo para aquele volume, indicar para um próximo volume, ou requerer nova submissão após atendimento dos requisitos indicados no processo de avaliação.