Multisignificados de Equação: Uma Investigação Acerca das Concepções de Professores de Matemática <br> Multimeanings of equation: an investigation about mathematics teachers’ conceptions

Autores

  • Yuri Osti Barbosa Universidade Paulista (UNIP)
  • Alessandro Jacques Ribeiro Universidade Federal do ABC (UFABC)

Palavras-chave:

Equação, Multisignificados de Equação, Formação de Professores.

Resumo

Apresentamos neste artigo os resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou investigar os significados do conceito de equação que professores de matemática apresentam em sua imagem de conceito. A presente pesquisa fundamentou-se nos trabalhos de Ribeiro e de Tall e Vinner, e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas que contemplavam situações matemáticas acerca do conceito de equação. Dentre os principais resultados, destacamos que os professores investigados apresentaram, basicamente, em suas imagens de conceito, os  significados Processual-Tecnicista e Intuitivo-Pragmático. Por fim, pretendemos, a partir de nossa pesquisa, propor uma discussão mais ampla do conceito de equação para professores de Matemática em formação inicial ou em formação continuada de Professores.

 

Abstract

 

 

In this paper we present the main results of a Master thesis that investigated the meanings of the concept of equation that Mathematics Teachers have in your concept image. This research was based on the work of Ribeiro and of Tall and Vinner, and the data were collected through semi-structured interviews, which contemplated mathematical situations concerning the concept of equation. Among the main results we highlight that our teachers presented, basically in their concept images, meanings Procedural-Technicist and Intuitive-Pragmatic. Finally, we plan, starting from our research, to propose reflections that will lead to a broader discussion of the concept of equation for Mathematics Teacher Education.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-08-28

Edição

Seção

Artigos