A resolução de problemas em ciências com equações diferenciais ordinárias de 1ª e 2ª ordem usando análise gráfica<br>Problem solving in sciences with first and second-order ordinary differential equations using graphical analysis

Autores

  • Aníbal Ataides Barros Filho Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - PUC Minas. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • João Bosco Laudares PUC-MINAS
  • Dimas Felipe de Miranda PUC-MINAS

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem de Equações Diferenciais, Problemas das Ciências, Análise Gráfica.

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados de uma Pesquisa de Mestrado que objetivou buscar as contribuições das metodologias de Resolução de Problemas e Descoberta Guiada com situações problemas das Ciências, mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação, visando uma aprendizagem mais significativa de Equações Diferenciais Ordinárias - EDOs. Elaborou-se cinco atividades com EDOs de 1ª e 2ª ordem, usando as abordagens analítica e geométrica com ênfase na análise gráfica apoiada pelo software Maple. Neste artigo é apresentada uma das atividades com sua estrutura e resolução. A análise dos dados permitiu inferir que o ambiente criado, as interações e as negociações de significados entre estudantes, bem como os recursos computacionais, proporcionaram uma aprendizagem mais efetiva de EDOs.

 

This article presents results of a master's degree research that aimed to gather the contributions of the methodologies of Problem Solving and Guided Discovery with Sciences problem situations, mediated by Information and Communication Technologies, aiming at a more significant Ordinary Differential Equations – ODEs learning. Five activities with first and second-order ODEs were prepared, using the analytical and geometrical approaches with emphasis on graphical analysis supported by the Maple software. This article presents one of the activities with its structure and resolution. The data analysis allowed us to infer that the environment that was created, the interactions and the negotiations of meanings among students, as well as computational resources, provided a more effective ODEs learning.


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Publicado

2014-09-06

Edição

Seção

Artigos