A pergunta diretriz, objetivos e escolhas metodológicas: socializando as memórias de uma pesquisa em história da matemática<br>The directive question, objectives and methodological choices: socializing the memories of a research in history of mathematics

Autores

  • Maria Deusa Ferreira Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Resumo

Neste artigo, apresento um recorte de alguns aspectos que considerei relevantes para o desenvolvimento de minha tese de doutorado, realizada no período de 2007 a 2010 junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Linha Educação Matemática, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte[1]. Um dos aspectos que considerei e considero importante para que uma pesquisa se deslanche são as escolhas metodológicas que fazemos, especialmente quando estas são definidas a priori, uma vez que podem garantir o sucesso da pesquisa facilitando a condução da mesma. Assim, neste breve ensaio mostro os “caminhos” percorridos para a definição da pergunta diretriz, das questões norteadoras geradas entorno desta, do objeto de estudo, dos objetivos e da escolha dos campos teóricos de investigação do estudo. Traçar tudo isso me levou a delimitação dos referenciais teóricos utilizados na condução da pesquisa e, sobretudo, foram úteis na forma de organizar o corpus principal do trabalho até sua finalização. Além do mais, veio mostrar que uma pesquisa em História da Matemática pode ser metodologicamente bem definida a priori.


[1] Sob Orientação do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ARÓSTEGUI, J. Pesquisa Histórica: teoria e método. Bauru: EDUSC, 2006. 590p.

FOUCLAUT, Michel. A Arqueologia do Saber. (Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves). 7. ed. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2007.

GAVROGLU, K. O Passado das Ciências como História. Porto: Porto Editora, 2007. (Tradução Custódio Magueijo).

SILVA, M.D. F. Problemas e Modelos que contribuíram com o desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral: dos Gregos a Newton. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2010.

Downloads

Publicado

2015-08-17

Edição

Seção

Artigos