ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS DE CRIANÇAS DO CLICLO DE ALFABETIZAÇÃO FRENTE À SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE ENVOLVEM MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO<br>STRATEGIES AND PROCEDURES OF CHILDREN OF LITERACY CYCLE IN PROBLEM SITUATIONS INVOLVING MULTIPLICATION AND DIVISION

Autores

  • João Alberto Da Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Karin Ritter Jelinek Universidade Federal do Rio Grande
  • Vinicius Carvalho Beck Universidade Federal do Rio Grande
  • Pâmela Saraiva Miranda Universidade Federal do Rio Grande
  • Willian Fonseca Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Ciclo da Infância, Provinha Brasil, Multiplicação, Divisão.

Resumo

Neste artigo relatamos um estudo sobre a competência "Resolver problemas por meio da aplicação das ideias que preparam para a multiplicação e a divisão". O objetivo da pesquisa foi investigar quais são as estratégias e procedimentos que estudantes do Ciclo da Infância constroem a partir de situações-problema que envolvem essa competência prevista na Provinha Brasil. O estudo realizado é de cunho qualitativo e se inspirou na pesquisa participante, na modalidade de investigação-ação escolar que é constituída pelos ciclos de planejamento-ação-observação-reflexão em progressivos níveis de complexidade. Os resultados demonstram que embora os algoritmos possam auxiliar na agilidade dos cálculos envolvendo multiplicação e divisão o seu uso precoce pode interferir na evolução dos significados de multiplicar e dividir.

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Biografia do Autor

João Alberto Da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade de Genebra. Professor da Universidade Federal do Rio Grande

Karin Ritter Jelinek, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Vinicius Carvalho Beck, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciado em Matemática (UFPEL). Mestrando em Educação (FURG) – Integrante do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências - NUEPEC (FURG)

Pâmela Saraiva Miranda, Universidade Federal do Rio Grande

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) –  Integrante do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências - NUEPEC. Bolsista de Iniciação Científica CAPES (FURG)

Willian Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande

Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) –  Integrante do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências - NUEPEC. Bolsista de Iniciação Científica CAPES

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Publicado

2015-12-20

Edição

Seção

Artigos