Integração de Quadros Interativos no Ensino da Matemática– Desenvolvimento Profissional de Professores <br> Integration of interactive whiteboards in mathematics’ teaching – professional development of teachers

Autores

  • PATRÍCIA ALEXANDRA DA SILVA RIBEIRO SAMPAIO Universidade do Minho

Palavras-chave:

Quadros interativos, desenvolvimento profissional, TPACK

Resumo

Nos últimos anos as escolas portuguesas sofreram grandes alterações tecnológicas, no sentido das salas de aula se tornarem locais tecnologicamente apelativos, mas os professores nem sempre acompanharam esta evolução sentindo necessidade de formação específica. Neste sentido, realizou-se uma experiência de formação contínua de quinze professores de Matemática sobre quadros interativos, na modalidade de oficina de formação, segundo o referencial TPACK, ao longo de cinco meses. Constatou-se que a adoção ou rejeição desta ferramenta educativa é um processo complexo e a realização de trabalho autónomo por parte dos docentes se mostrou imprescindível ao seu desenvolvimento profissional.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

PATRÍCIA ALEXANDRA DA SILVA RIBEIRO SAMPAIO, Universidade do Minho

Professora de Matemática do ensino secundário, licenciada em Matemática pela Universidade do Minho (Portugal) e mestre em Tecnologia Educativa pela mesma universidade. Formadora reconhecida pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. Participou na equipa de investigação CIEd como colaboradora nos projetos de investigação “Aprendizagem, formação e investigação na Web” e “Aprender em Ambientes Emergentes”. Atualmente é bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia com um projeto sobre a integração da tecnologia no ensino da Matemática, na área das Ciências da Educação.

Referências

Ball, B. (2003). Teaching and learning mathematics with an interactive whiteboard. Micromath, 19(1), 4-7.

Betcher, C., & Lee, M. (2009). The interactive whiteboard revolution: teaching with IWBs. Victoria: ACER - Australian Council for Educational Research.

Bolam, R., & McMahon, A. (2004). Literature, defi¬nitions and model: towards a conceptual map. In C. Day (Ed.), International Handbook on the Continuing Professional Development of Teachers (pp. 33 60). Berkshire: McGraw Hill Education.

Costa, N. (2008). Formação continuada de professores: uma experiência de trabalho colaborativo com matemática e tecnologia. In A. Nacarato & M. Paiva (Orgs.), A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas, Belo Horizonte: Autêntica.

Costa, M., & Lins, A. (2010). Trabalho colaborativo e utilização das tecnologias da informação e comunicação na formação do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, 12(3), 452-470.

Coutinho, C. (2011). TPACK: em busca de um referencial teórico para a formação de professores em Tecnologia Educativa. Revista Paidéi@, Unimes Virtual, 2(4). Consultado a 14 de novembro de 2013 em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br

Cox, S. (2008). A conceptual analysis of technological pedagogical content knowledge (Tese de doutoramento, Brigham Young University, Provo, UT).

Culp, K., Honey, M., & Mandinach, E. (2003). A retrospective on twenty years of education technology policy. Washington, DC: U.S. Department of Education, Office of

Educational Technology.

Gillen, J., Staarman, J., Littleton, K., Mercer, N. & Twiner, A. (2007). A 'learning revolution'? Investigating pedagogic practice around interactive whiteboards in British primary classrooms. Learning, Media and Technology, 32(3), 243-256.

Guskey, T. (2002). Professional Development and Teacher Change. Teachers and Teaching: theory and practice, 8(3/4), 381-391.

Jewitt, C., Moss, G., & Cardini, A. (2007). Pace, interactivity and multimodality in teachers design of texts for interactive whiteboards in the secondary school classroom. Learning, Media and Technology, 32(3), 303-317.

Johnson, C. (2002). The writing’s on the board. Educational Computing & Technology, September, 58–59.

Koehler, M., & Mishra, P. (2005). What happens when teachers design Educational Technology? The development of Technological Pedagogical Content Knowledge. Journal Educational Computing Research, 32(2), 131-152.

Koehler, M., & Mishra, P. (2009). What is technological pedagogical content knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 9(1). Consultado a 6 de maio de 2013 em http://www.citejournal.org/vol9/iss1/general/article1.cfm

Landry, G. (2010). Creating and Validating an Instrument to Measure Middle School Mathematics Teachers’ Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK). (Tese de doutoramento, University of Tennessee).

Levy, P. (2002). Interactive whiteboards in learning and teaching in two Sheffield schools: a developmental study (Report). Sheffield: Department of Information Studies, University of Sheffield). Consultado a 6 de maio de 2007 em http://dis.shef.ac.uk/eirg/projects/wboards.htm

Marcelo, C. (2009). Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo – Revista de Ciências da Educação, 8, 7-22. Consultado a 6 de janeiro de 2014 em http://sisifo.fpce.ul.pt

Meireles, A. (2006). Uso dos quadros interactivos em educação: uma experiência em Físico-Químicas com vantagens e “resistências” (Tese de Mestrado, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Porto).

Miller, D., Glover, D., & Averis, D. (2005a). Developing pedagogic skills for the use of the interactive whiteboard in mathematics. British Educational Research Association. Consultado a 6 de maio de 2012 em http://bit.ly/iwbpedagogy05bera

Miller, D., Glover, D., & Averis, D. (2005b). Presentation and pedagogy: the effective use of interactive whiteboards in mathematics lessons. In D. Hewitt & A. Noyes (Org.), VI British Congress of Mathematics Education, BSRLM proceedings, 25(1), pp. 105-112. London: British Society for Research into Learning Mathematics. Consultado a 6 de outubro de 2012 em http://bit.ly/bsrlm25iwbmiller

Miller, D., Glover, D., & Averis, D. (2008). Enabling enhanced mathematics teaching with interactive whiteboards (Final Report for the National Centre for Excellence in the Teaching of Mathematics). Staffordshire: Keele University.

Miller, D., Glover, D., Averis, D., & Door, V. (2005). From technology to professional development: how can the use of an interactive whiteboard in initial teacher education change the nature of teaching and learning in secondary mathematics and modern languages? (Report). Londres: Teacher training agency. Consultado a 6 de maio de 2012 em http://bit.ly/iwbtdareport

Niess, M., Ronau, R., Shafer, K., Driskell, S., Harper, S., Johnston, C., Browning, C., Özgün-Koca, S., & Kersaint, G. (2009). Mathematics Teacher TPACK Standards and Development Model. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 9(1), 4-24.

Palis, G. (2010). O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, 12(3), 432-451.

Richardson, A. (2002). Effective Questioning in Teaching Mathematics Using an Interactive Whiteboard. Micromath, 18(2), 8-12.

Rogers, E. (2003). Diffusion of innovations (5ª edição). New York: Free Press.

Sampaio, P. (2006). Concepções de infinito dos alunos do ensino secundário: contributo da webquest “Escher e a procura do infinito”. (Tese de mestrado, Universidade do Minho, Braga)

Sampaio, P., & Coutinho, C. (2008). Aplicação do Quadro Interactivo na Aprendizagem de Equações. In XVII Encontro de Investigação em Educação Matemática – XVII EIEM. Vieira de Leiria: SEM, SPCE.

Sampaio, P., & Coutinho, C. (2012). Ensinar Matemática com TIC: em busca de um referencial teórico. Revista Portuguesa de Pedagogia, 46(2), 91-109.

Sampaio, P., & Coutinho, C. (2013a). Ensinar com tecnologia, pedagogia e conteúdo. Revista Paidéi@, 5(8). Consultado a 11 de outubro de 2013 em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br

Sampaio, P., & Coutinho, C. (2013b). Quadros interativos na educação: uma avaliação a partir das pesquisas da área. Educação e Pesquisa, 39(3), 741-756.

Sampaio, P., & Coutinho, C. (2013c). Teach Mathematics with technology: put into practice a theoretical framework. Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2013 (pp. 4852-4857). Chesapeake, VA: AACE. Consultado a 11 de outubro de 2013 em http://www.editlib.org/p/48897

Sancho, J. (2006). De tecnologias da informação e comunicação a recursos educativos. In J. Sancho & F. Hernández (Org.), Tecnologias para transformar a educação (Trad. V. Campos). Porto Alegre: Artmed Editora.

Scheffer, N., Bressan, J., & Rovani, S. (2009). Possibilidades didáticas de investigação do software gratuito régua e compasso na exploração do triângulo equilátero. Vivências, 5(8), 27-36.

Shulman, L. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard

Educational Review, 57(1), 1-22.

Vicente, C., & Melão, N. (2009). A adopção do quadro interactivo pelos professores de matemática do 3º CEB: um estudo empírico nas escolas da Guarda. Educação, Formação & Tecnologias, 2(2), 41-57. Consultado a 10 de outubro de 2013 em http://eft.educom.pt

Wilson, P. (2008). Teacher education. In M. Heid & G. Blume (Eds.), Research on technology and the teaching and learning of mathematics: Syntheses, cases and perspectives, 2 (pp. 415-427). Charlotte, NC: Information Age Publishing, Inc.

Zbiek, R. & Hollebrands, K. (2008). A research-informed view of the process of incorporating mathematics technology into classroom practice by in-service and prospective teachers. In M. Heid & G. Blume (Eds.), Research on technology and the teaching and learning of mathematics: Syntheses, cases and perspectives, 1 (pp. 287-344). Charlotte, NC: Information Age Publishing, Inc.

Downloads

Publicado

2015-06-15

Edição

Seção

Artigos