Análises cognitivo e metacognitivo de práticas matemáticas de resolução de problemas: o caso nerea
Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Cognição, MetacogniçãoResumo
Resumo Neste artigo propomos e aplicamos uma ferramenta para analisar as práticas matemáticas realizadas no processo de resolução de problemas, utilizando como contexto de reflexão a resolução de um problema por parte de uma aluna. A ferramenta de análise é composta pelos constructos configuração epistêmica/cognitiva e configuração metacognitiva. O primeiro de ditos constructos foi proposto pelo Enfoque Ontosemiótico da Cognição e Instrução Matemática (EOS), enquanto que o segundo é uma elaboração própria dos autores que têm em conta diversos trabalhos sobre a metacognição. Os resultados da análise realizada mostram como o uso da ferramenta proposta permite uma melhor compreensão da prática matemática que realiza um sujeito quando resolve problemas. Palavras-chave: Resolução de Problemas, Cognição, Metacognição. Abstract: In this article we propose and implement a tool to analyze the mathematical practices undertaken in the process of solving problems, using as a context for reflection the resolution of a problem by a student. The analysis tool is composed of the constructs epistemic / cognitive configuration and Metacognitive configuration. The first of these constructs was proposed by Focus Onto-semiotic of Cognition and Mathematical Education (EOS), while the second is a compilation of the authors that take into account various work on metacognition. The results of the realized analysis show how the use of the tool proposed allows a better comprehension of mathematical practice that performs a subject when solve problems. Keywords: Problem-solving, Cognition, Metacognition.Metrics
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Publicado
2010-01-24
Como Citar
GUSMÃO, T. C.; FONT, V.; CARAJAVILLE, J. A. Análises cognitivo e metacognitivo de práticas matemáticas de resolução de problemas: o caso nerea. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 11, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2134. Acesso em: 23 dez. 2024.
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Artigos
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