Análises cognitivo e metacognitivo de práticas matemáticas de resolução de problemas: o caso nerea

Tânia Cristina Gusmão, Vincenç Font, José A. Carajaville

Resumo


Resumo
Neste artigo propomos e aplicamos uma ferramenta para analisar as práticas matemáticas realizadas no processo de resolução de problemas, utilizando como contexto de reflexão a resolução de um problema por parte de uma aluna. A ferramenta de análise é composta pelos constructos configuração epistêmica/cognitiva e configuração metacognitiva. O primeiro de ditos constructos foi proposto pelo Enfoque Ontosemiótico da Cognição e Instrução Matemática (EOS), enquanto que o segundo é uma elaboração própria dos autores que têm em conta diversos trabalhos sobre a metacognição. Os resultados da análise realizada mostram como o uso da ferramenta proposta permite uma melhor compreensão da prática matemática que realiza um sujeito quando resolve problemas.
Palavras-chave: Resolução de Problemas, Cognição, Metacognição.

Abstract:
In this article we propose and implement a tool to analyze the mathematical practices undertaken in the process of solving problems, using as a context for reflection the resolution of a problem by a student. The analysis tool is composed of the constructs epistemic / cognitive configuration and Metacognitive configuration. The first of these constructs was proposed by Focus Onto-semiotic of Cognition and Mathematical Education (EOS), while the second is a compilation of the authors that take into account various work on metacognition. The results of the realized analysis show how the use of the tool proposed allows a better comprehension of mathematical practice that performs a subject when solve problems.
Keywords: Problem-solving, Cognition, Metacognition.

Palavras-chave


Resolução de Problemas, Cognição, Metacognição

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA