O uso de jogos da plataforma Mangahigh no estudo de funções polinomiais do 1º grau<br>The use of Mangahigh platform games in the study of first-degree polynomial functions

Autores

  • André Tenório Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Universidade Federal Fluminense
  • Patricia Penna Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro
  • Thaís Tenório Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

jogos, mangahigh, função.

Resumo

A importância de empregar jogos de computador educativos da plataforma Mangahigh no estudo de Matemática foi pesquisada. O jogo Save our dumb planet e um desafio do Prodigi foram usados para discutir função polinomial do 1º grau. Alunos de uma turma de 1ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro participaram da pesquisa. Antes de manipular os jogos, muitos tinham dificuldades em entender o conceito de função, calcular pontos a serem marcados no plano cartesiano e construir gráficos. Durante as aulas, ao empregar os recursos, foi perceptível a facilidade em manipular jogos e a rapidez de adaptação à plataforma Mangahigh. Para a maioria, o Mangahigh ajudou a compreender melhor o conteúdo. Entretanto, estatisticamente, não houve correlação entre as notas em um teste e os escores obtidos no jogo ou no desafio.

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Biografia do Autor

André Tenório, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Universidade Federal Fluminense

Doutor em Física – CBPF. Colaborador do Laboratório de Novas Tecnologias – UFF/CECIERJ/UAB. Professor – IFRJ. E-mail: tenorioifrj@gmail.com

Patricia Penna, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática – UFF. Professora – SEEDUC-RJ. E‑mail: patypen@ig.com.br

Thaís Tenório, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Química – PUC-Rio. Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias – UFF/UAB. E‑mail: tenoriocalc@gmail.com

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Publicado

2015-08-31

Edição

Seção

Artigos