O que os dados do SAEB nos dizem sobre o desempenho dos estudantes em Matemática?<br>What SAEB data tell us about student performance in mathematics?

Autores

  • Juliana Batista Pereira dos Santos
  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este estudo analisa as notas médias obtidas pelos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio do Rio Grande do Sul em matemática, nas edições 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O objetivo foi investigar e compreender oscilações e tendências em relação às médias de desempenho das esferas analisadas, com foco especial nas habilidades matemáticas equivalentes a cada nível de desempenho. Os resultados mostram oscilações progressivas, principalmente no 5º ano; avanços significativos de um mesmo grupo de alunos em momentos escolares distintos, e um déficit entre as habilidades matemáticas esperadas e obtidas pelos alunos de todos os anos escolares avaliados.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Batista Pereira dos Santos

Licenciada em Matemática - UFPelEspecialista em Educação Matemática - UFSMMestre em Educação em Ciências - UFSMProfessora da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação - USP

Professor do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - UFSM

Downloads

Publicado

2015-09-05

Edição

Seção

Artigos