Jogo computacional e resolução de problemas: três estudos de casos <br> Computer game and problem solving: three case studies

Autores

  • Neiva Althaus UNIVATES
  • Maria Madalena Dullius
  • Nelia Maria Pontes Amado

Palavras-chave:

Resolução de problemas de Matemática, jogos computacionais online, 6.º ano do Ensino Fundamental.

Resumo

Este trabalho faz parte de uma dissertação desenvolvida com o objetivo de promover a integração da resolução de problemas nas aulas de matemática com a utilização pedagógica de recursos tecnológicos na aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental de três escolas do Vale do Taquari/RS - Brasil. Para tanto, foi baseado em referencias sobre resolução de problemas e jogos computacionais, dispostos em uma plataforma Moodle. A abordagem metodológica está embasada em estudo de caso qualitativo para a análise da contribuição das tecnologias no processo de ensino da matemática. Ao concluir a pesquisa, pode ser verificado que os estudantes recorreram aos aplicativos disponíveis no computador e conhecidos por eles para a criação de uma estratégia ao resolver os problemas que lhes foram propostos.

 

This article is a piece of a research developed with the aim to promoting the implementation of problem solving and the pedagogical use of technological resources in mathematics classes. The research involves 6th grade students from three elementary schools situated in Vale do Taquari/RS – Brazil. The activities given to the students were based in problems and online computer games, available through a Moodle platform. The study follows a qualitative methodology with a case study approach aimed at investigating the contribution of technologies in mathematics teaching. This study showed that the students made use of the computer tools available and which they knew as a strategy to solve the problems.


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Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

Artigos