PARÂMETROS BALIZADORES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: PESQUISA EM EDUCAÇÃO ALGÉBRICA<br>PARAMETRES QUE GUIDENT LA RECHERCHE EN EDUCATION MATHEMATIQUE AU BRESIL: RECHERCHE EN EDUCATION ALGEBRIQUE

Autores

  • Marcelo Câmara Santos Correio Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE
  • Jadilson Ramos Almeida Correio Departamento de Educação da UFRPE

Resumo

Resumo

Esse texto foi escrito com o objetivo de fomentar as discussões do grupo “Educação Algébrica” do “III Fórum de discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil”. Nesse sentido, trazemos algumas questões para refletirmos sobre as pesquisas na atualidade que tratem da álgebra escolar. Dentre os temas dessa área, decidimos focar em três questões norteadoras, “que ênfase deve ter o ensino de álgebra na educação básica? Pensamento ou linguagem?” “Que álgebra deve estar presente na educação básica?” “Quais as tendências atuais de pesquisas em educação algébrica?”.

Palavras-chaves: educação algébrica; tendências de pesquisa; educação básica.

Résumé

Ce texte a été écrit dans le but de promouvoir des discussions du groupe “Education Algébrique" du "III Forum de discussion: paramètres de la recherche en éducation mathématique au Brésil." En ce sens, nous apportons quelques questions pour réfléchir sur les recherches actuelles qui traitent de l'algèbre à l'école. Parmi les thèmes de ce domaine, nous avons décidé de nous concentrer sur trois questions d'orientation "quel accent devrait avoir l'enseignement de l'algèbre dans l'éducation de base? Pensée ou langage?" "Qulle algèbre doit être présent dans l'éducation de base?” “Quelles sont les tendances actuelles de la recherche en éducation algébrique?".

Mots-clés: éducation algébrique; tendances de recherche; éducation de base.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2015-11-26