<br>Registro figural no ambiente de geometria dinâmica<br>Figural Register in Dynamic Geometry Environments

Autores

  • Jesus Victoria Flores Salazar PUC/Peru
  • Saddo Ag Almouloud PUC-SP

Palavras-chave:

registro de representação semiótica, figura, ambientes de geometria dinâmica

Resumo

O presente artigo tem por objetivo definir o registro figural dinâmico. Para isso, com base na teoria de Registros de Representação Semiótica e na pertinência, para o ensino e aprendizagem de geometria, do uso de Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD), fazemos uma releitura das três atividades cognitivas inerentes a todo registro de representação semiótica, no sentido de Duval, que chamamos formação dinâmica, tratamento dinâmico e conversão dinâmica, porque percebemos que, quando o sujeito interatua com AGD, as três atividades cognitivas possuem certas particularidades, que são apresentadas e analisadas por meio de exemplos concretos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

CHAACHOUA, H. Fonctions du dessin dans l’enseignement de la géométrie dans l’espace étude d’un cas: la vie des problèmes de construction et rapports des enseignants à ces problèmes. 1997. Tese (Doutorado em Didática da Matemática) – Universidade Joseph Fourier, Grenoble, 1997.

DUVAL, R. Semiósis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. Berne: Peter Lang, 1995.

________. Semiósis e pensamento humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

______. Ver e Ensinar a Matemática de outra forma: entrar no modo de pensar: os registros de representação semiótica. 1 ed. São Paulo: PROEM, 2011.

DUVAL, R. ; GODIN, M. Les changements de regard nécessaires sur les figures. IREM de Grenoble (Grand N), v. 76, pp. 7 – 27, 2005.

GOMEZ, C. Proceso de visualización de cuadriláteros: un Estudio con profesores de nivel secundário. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontificia Universidad Católica del Peru, Lima, 2015.

GRAVINA, M. A. Os ambientes de Geometria Dinâmica e o pensamento hipotético-dedutivo. 2001. 277 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

GRINKRAUT, M. L. Formação de professores envolvendo a prova matemática: um olhar sobre o desenvolvimento profissional. 2009. 349 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

LABORDE, C. Soft and hard constructions with Cabri: contribution to the learning of mathematics. Bogota: XVII Encuentro de Geometría, Universidad Pedagógica Nacional, 2006.

_____________. Integration of Technology in the Design of Geometry Tasks with Cabri-Geometry. In: International Journal of Computers for Mathematical Learning. v. 6. n.3, pp.283-317, 2001.

MITHALAL, J. Vers la mobilisation d’une géométrie axiomatique et de la déconstruction dimensionnelle : intérêt de la géométrie dynamique tridimensionnelle. In: Actes du séminaire national de didactique des mathématiques. IREM, Paris 7, pp. 113-128, 2011.

OLIVERO, F. The proving process within a dynamic geometry environment. 2003. 368 f. Tese (Doutorado em Educação) – University of Bristol, Bristol, 2003.

OLIVERO, F.; ROBUTTI, O. Measures in Cabri as a bridge between perception and theory. In: Proceedings of the 25th Conference of the International Group for Psychology of Mathematics Education. Netherlands: PME 25. pp. 9-16, 2001.

PAVANELLO, R. M. Por que Ensinar/aprender Geometria? In: VII Encontro Paulista de Educação Matemática. 2004. Anais... Disponível em <http://miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Anais_VII_EPEM/mesas_redondas/ > Acesso em: 13 jul. 2015.

RESTREPO, M. A. Genèse Instrumentale du déplacement en Géométrie Dynamique chez des élèves de 6e. 2008. Tese (Doutorado em Didática da Matemática) – Université Joseph Fourier, Paris, 2008.

VELOSO, E. Geometria: temas atuais: materiais para professores. (Desenvolvimento curricular no ensino secundário). 11.ed. Instituto de Inovação Educacional: Lisboa, 2000.

Downloads

Publicado

2015-12-31