A dimensão sociopolítica da matemática: em foco os processos formativos do professor indígena<br>The sociopolitical dimension of mathematics: in focus the formative processes of the indigenous teacher

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p202-215

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Professor Indígena, Empowerment, Matemacia.

Resumo

O presente trabalho, de cunho teórico, objetiva discutir o processo de formação inicial de professores Kaingang no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática e Ciências da Natureza. O estudo tem aporte teórico na Educação Matemática Crítica. Propomos pensar a formação de modo a potencializar o acadêmico indígena à luz do cenário de sua cultura, com uma educação matemática para o empowerment. Para ressaltar esse potencial, tratamos da matemacia. Destacamos a necessidade de pensar os critérios utilizados na construção dos conceitos matemáticos e superar a ideologia da certeza, dada em função do pensamento hegemônico acerca da universalidade da matemática.

The present theoretical work aims to discuss the initial formation process of Kaingang teachers during Intercultural Indigenous Licentiate in Mathematics and Natural Sciences. The study has a theoretical contribution in Critical Mathematics Education. We propose to think of the formation to empower the indigenous academic in the light of the scenario of their culture, with a mathematical education for empowerment. To emphasize this potential, we are dealing with matheracy. We emphasize the need to think about the criteria used in the construction of mathematical concepts and to overcome the ideology of certainty, given as a function of hegemonic thinking about the universality of mathematics.

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Biografia do Autor

Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

Doutora em Educação Científica e Tecnológica e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URIFW).

Bruna Larissa Cecco, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Professora substituta na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó.

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Publicado

2019-09-02

Edição

Seção

Artigos