O estudo de Combinatória no ensino médio: uma análise das organizações matemáticas no livro didático<br>The study of Combinatory in high school: an analysis of mathematical organizations in the textbook

Autores

  • Alan Gustavo Ferreira Secretaria de Educação de Pernambuco
  • Fernando Emílio Leite de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática - CAA/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p277-299

Palavras-chave:

Combinatória, Teoria Antropológica do Didático, Livro Didático

Resumo

Este estudo tem por objetivo caracterizar os saberes relativos ao conteúdo de Combinatória no livro didático de matemática do Ensino Médio sob a ótica das praxeologia matemáticas. O marco teórico adotado é a Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1999). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental (SEVERINO, 2007; PÁDUA, 2004). A implementação da metodologia possibilitou identificar, de forma explícita, os tipos de tarefas e as técnicas que permitem cumpri-las e tecnologias que justificam essas técnicas. De forma geral, o livro didático apresenta subsídios suficientes para que o aluno possa compreender a distinção dos problemas de contagem da Combinatória, embora se reconheça que outras técnicas podem ser utilizadas na realização dos tipos de tarefas propostos.

This study aims to characterize the knowledge about the content of Combinatorics in the didactic textbook of mathematics in High School from the point of view of mathematical praxeologies. The theoretical framework adopted is the Anthropological Theory of Didactics, developed by Chevallard et al. It is a qualitative research of the documentary type. The implementation of the methodology made it possible to identify, explicitly, the types of tasks and the techniques that allow them to be fulfilled and the technologies that justify these techniques. In general, the textbook presents sufficient subsidies so that the student can understand the distinction of the counting problems of the Combinatorial, although it is recognized that other techniques can be used in the accomplishment of the types of tasks proposed.

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Biografia do Autor

Alan Gustavo Ferreira, Secretaria de Educação de Pernambuco

Licenciado em Matemática pela Universidade de Pernambuco (2012), Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio pelo Instituto Federal de Pernambuco (2016), Mestrado em andamento em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor de Matemática da Secretaria de Educação de Pernambuco desde 2017 e da Prefeitura Municipal de São Vicente Férrer - PE desde 2013.

Fernando Emílio Leite de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática - CAA/UFPE

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEPrograma de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática - CAA/UFPE

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Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Artigos