A aprendizagem de Geometria com foco na desconstrução dimensional das formas<br>The learning of Geometry focusing on dimensional deconstruction of forms

Autores

  • Roberta Nara Sodré de Souza Instituto Federal de Santa Catarina
  • Mericles Thadeu Moretti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Saddo Ag Almouloud Pontifícia Universidade Católica- SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p322-346

Palavras-chave:

Aprendizagem, Geometria, Desconstrução Dimensional

Resumo

 

 

O presente artigo traz para discussão a desconstrução dimensional das formas como elemento relevante a se considerar na aprendizagem da geometria. A investigação baseou-se em aportes teóricos de Duval que traz a desconstrução dimensional das formas como intrínseca à aprendizagem em geometria. A pesquisa teórica/prática baseada em princípios da Engenharia Didática faz uma análise semiótica e cognitiva das produções de alunos do Ensino Médio em problemas que contenham figuras geométricas. A desconstrução dimensional das formas mostrou-se ser uma operação cognitiva requerida e fundamental à resolução de problemas com figuras se configurando no momento seguinte às apreensões perceptiva e discursiva e agindo no planejamento heurístico da ação do sujeito que o encaminhando para um olhar não icônico que decompõe os elementos constitutivos da figura, permitindo a solução do problema. O presente estudo nos direciona à necessidade do olhar docente à proposição de problemas com intencionalmente para o desenvolvimento da desconstrução geométrica favorecendo as operações na figura em suas dimensoes inferiores.

The present article brings to discussion the dimensional deconstruction of forms as a relevant element to be considered in the learning of geometry. The research was based on Duval's theoretical contributions which brings the dimensional deconstruction of forms as intrinsic to learning in geometry.Theoretical / practical's research based on Didactic Engineering principles makes a semiotic and cognitive analysis of the productions of high school students in problems that contain geometric figures.The dimensional deconstruction of the forms has been proved to be a required cognitive operation and fundamental  to solve problems with figures settling in the moment following the perceptive and discursive apprehensions and acting in the heuristic planning of the action of the subject that leads it to a non iconic view that decomposes the constituent elements of the figure, allowing the solution of the problem.The present study directs us to the necessity of the teaching view to the proposition of problems with intentionally for the development of the geometric deconstruction favoring the operations in the figure in its inferior dimensions.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberta Nara Sodré de Souza, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Vale do Itajaí (1995), especialista em Educação Matemática pela FURB(Blumenau), Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) com linha de pesquisa voltada à Educação Matemática e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC com linha de pesquisa voltada para o Ensino e a Aprendizagem de Matemática.É docente de Matemátia no IFSC-Campus Itajaí. Participante como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática - GPEEM da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC vinculado ao Departamento de Matemática. 

 

Mericles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor titular em exercício voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC. Foi professor visitante na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG Doutor em Educação Matemática - Universidade Louis Pasteur (Estrasburgo I (1992)). Pós-doutor pela Universidade de Lisboa (2008-2009). Mestre em Matemática Aplicada - Unicamp (1979). Licenciado em Matemática - UFSC (1977). Na UFSC, entre outras atividades, foi Chefe de Departamento, Diretor e Vice-Diretor do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Presidente da Comissão de Avaliação Institucional, membro do Conselho Universitário e da Câmara de Pesquisa Central. Pesquisa na área de Educação Matemática com ênfase em Semiótica e Aprendizagem Matemática. Editor da REVEMAT (Revista Eletrônica de Educação Matemática). Líder do Grupo de Pesquisa - GPEEM. Orienta, atualmente, 6 doutorandos e 1 mestrando. Professor Pesquisador do CNPq.

Saddo Ag Almouloud, Pontifícia Universidade Católica- SP

CONCLUIU O DOUTORADO EM MATHEMATIQUES ET APPLICATIONS - UNIVERSITE DE RENNES I EM 1992 - FRANCÇA. ASSISTENTE DOUTOR - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, E ASSISTENTE DOUTOR DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRE. CONSULTOR AD HOC DA FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO , DA CAPES, BOLSISTA PESQUISADOR DE CNPq, FOI COORDENADOR DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC/SP DE 2007 À 2009. É ATUALMENTE COORDENADOR DO REFERIDO PROGRAMA DESDE 01/08/2013. FOI COORDENADOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC/SP DE 2006 A 2017. PUBLICOU MAIS 30 ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E MAIS DE 83 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 5 CAPÍTULOS DE LIVROS E 12 LIVROS PUBLICADOS. POSSUI 1 SOFTWARE E MAIS DE 62 ITENS DE PRODUÇÃO TÉCNICA. PARTICIPOU DE VÁRIOS EVENTOS NO EXTERIOR E MAIS DE 112 NO BRASIL. ORIENTOU MAIS 77 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENTRE 1996 E 2016. PARTICIPOU DE MAIS DE 200 BANCAS DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES E DOUTORADOS. COORDENOU MAIS DE 5 PROJETOS DE PESQUISA. ATUALMENTE COORDENA 2 PROJETO DE PESQUISA. ATUA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, COM ENFASE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. É AVALIADOR DO PRÊMIO VICTOR CIVITA DESDE 2013. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM MAIS 70 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. EM SEU CURRÍCULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTIFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICO-CULTURAL SÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOMETRIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MATEMÁTICA, DEMONSTRAÇÃO, ENSINO BÁSICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GEOMETRIA DINÂMICA, TIC.

Referências

ALMOULOUD, S. Ag; Manrique, A. L.; Silva, M. J. F. da; Campos, T. M. M. A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Revista Brasileira de Educação. Set /Out /Nov/Dez, nº 27, 2004.

ARTIGUE, M., (1988). Ingénierie didactique. Recherches em Didactique dês Mathématiques, Grenoble, v. 9, nº 3, p. 281- 308.

CAPES/COFECUB (1996) Relatório n. 174/95 – Relatório das atividades referentes ao período de junho de 1995 a agosto de 1996. Brasília.

DUVAL, R. Mudanças, em curso e futuras, dos sistemas educacionais: Desafios e marcas dos anos 1960 aos anos... 2030! Conferência proferida na Faculdade de Ciências Sociais e de Ciências da Educação da Universidade de Chipre em 20 de novembro de 2014. Tradução Méricles Thadeu Moretti. REVEMAT, 2015.

____________. (2012a) Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência. Trad. Méricles T. Moretti. REVEMAT, v.7, n.1, Florianópolis. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2015

____________. (2012b) Diferenças semânticas e coerência matemática. Trad. Méricles T. Moretti. REVEMAT, v.7, n.1, Florianópolis. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2015.

_________. Ver e ensinar a Matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar os registros de representações semióticas. Tradução de Marlene Alves Dias. São Paulo: PROEM, 2011.

____________. (2005) Lesconditionscognitives de l’apprentissage de La géométrie :développement de La visualisation, différenciation dês raisonnements et coordination de leursfonctionnements. Annales de Didactique et Sciences Cognitives, v. 10, p. 5 - 53, IREM, Strasbourg.

_________Geometry from a Cognitive Point of View. In C Mammana and V Villani (Eds), Perspectives on the Teaching of Geometry for the 21st Century: an ICMI study. Dordrecht: Kluwer,1998.

____________. (1995) Sémiosis et penséehumaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. Berne: Peter Lang.

_________Les differents fonctionnements d’une figure dans une demarche geometrique. Répères. Pont-à-Mousson, Topiques éditions, n. 17, p. 121-138, 1994.

DUVAL, R.; MORETTI, M. T. Temas do Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica: significado do que é “fazer”. Capítulo de livro, 2018 (no prelo).

GOMES FILHO, J. Gestalt do objeto: Sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras (9.ed.), 2009.

MORETTI, M. T.; BRANDT, C; SOUZA, R.N.S de. Linguagem natural versus formal: diferenciação importante na construção de uma semiosfera de aprendizagem da matemática. ANPED: Curitiba, 2016. Disponível em: Acesso em 01 ago. 2016.

MORETTI, M. T.; BRANDT, C. F. Construção de um desenho metodológico de análise semiótica e cognitiva de problemas de geometria que envolvem figuras. Educação Matemática em Pesquisa, São Paulo, .17, n.3, pp.597-616, 2015.

MORETTI, M. T. (2013) Semiosfera do olhar: um espaço possível para a aprendizagem da geometria. Acta Scientiæ, v. 15, n. 2, p. 289-303, Canoas, 2013.

SOUZA, R. N. S. Dimensional das formas: Gesto intelectual necessário à aprendizagem de Geometria. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Artigos