O trabalho com funções à luz da incompletude do trabalho institucional: uma análise teórica <br> The work with mathematical functions from the standpoint of the incompleteness of the institutional work: a theoretical analysis

Autores

  • Luiz Marcio Santos Farias Universidade Federal da Bahia
  • Edmo Fernandes Carvalho Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB
  • Bartira Fernandes Teixeira Instituto Federal de Educacão, Ciencia e Tecnologia da Bahia- IFBA

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i3p97-119

Palavras-chave:

Incomplete institutional work, Teaching problems, Study & Research Programme.

Resumo

Este artigo tem como objetivo associar os elementos e fenômenos da incompletude do trabalho institucional, reconhecendo a sua existência. Isto possibilita a identificação de problemas didáticos (PD) que subsidiarão investigações em Didática da Matemática à luz da Teoria Antropológica do Didático. Para enfrentamento destes problemas, trazemos à baila a razão de ser do Percurso de Estudo e Pesquisa, seu contexto e sua construção. Visando facilitar a compreensão do que consideramos incompletude, utilizaremos elementos de análise do objeto matemático funções. Reconhecer as incompletudes do trabalho institucional conduz o olhar sobre aquilo que restringe o trabalho e portanto, a atividade dos sujeitos na mediação de objetos do saber, possibilitando o questionamento dos modelos praxeológicos dominante e de referência. <br>

This article aims to associate the elements and phenomena of the incompleteness of institutional work, recognizing its existence. This allows the identification of didactic problems (PD) that will subsidize investigations in Didactics from the standpoint of Anthropological Theory of the Didactic. To confront these problems, we evoke the reason for being of the Study & Research Programme, its context and its construction. In order to facilitate the understanding of what we consider incompleteness, we will use elements of analysis of the mathematical object functions. Recognizing the incompleteness of institutional work leads the observation on what restricts work and, therefore, the activity of subjects in the mediation of objects of knowledge, making possible the questioning of dominant and reference praxeological models.


Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edmo Fernandes Carvalho, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Professor Assistente do Centro de Ciencias Exatas e das Tecnologias - CCET da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Doutorando em Ensino, Filosofia e Historia das Ciencias, UFBA;UEFS. Membro do NIPEDICMT.

Bartira Fernandes Teixeira, Instituto Federal de Educacão, Ciencia e Tecnologia da Bahia- IFBA

Professora de Matemática e Mestranda do PPGEFHC-UFBA-UEFS.  Servidora do Instituto Federal de Educacão Ciencia e Tecnologia da Bahia - IFBA. Membro do NIPEDICMT.

Referências

ALMOULOUD, S. Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

ARTAUD, M. (1997), Introduction à l’approche écologique du didactique. L’écologie des organisations mathématiques et didactiques, In Bailleul et al. (eds.), Actes de la IXième Ecole d’Eté de Didactique des Mathématiques, Houlgate, 1997, pp.101-139.

ARTIGUE, M. Ingénierie didactique. Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9.3, p.281-308, 1988.

BOSCH, M. GASCÓN, J. Fundamentación antropológica e las organizaciones didácticas: de los “talleres de prácticas matemáticas” a los “recorridos de estudio e investigación”, IN: Bronner, Alain et al. Apports de la théorie anthropologique du didactique: Diffuser les mathématiques (et les autres savoirs) comme outils de connaissance et d‘action. IUFM de l‘académie de Montpellier 2010, p.55-90.

BRETON, R. “Institutional Completeness of Ethnic Communities and the Personal Relations of Immigrants”, American Journal of Sociology, Vol. 70, No. 2, Sep., 1964.

CASTELA. C. Des math´ematiques `a leurs utilisations, contribution `a l’´etude de la productivit´e prax´eologique des institutions et de leurs sujets / Le travail personnel au cœur du d´eveloppement prax´eologique des ´el`eves en tant qu’utilisateurs de math´ematiques. Histoire et perspectives sur les math´ematiques [math.HO]. Universit´e 2011.

CHEVALLARD, Y. El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Recherches en Didactique des Mathématiques. Vol. 19, nº 2, 1999.

_____________. La notion d’ingénierie didactique, un concept à refonder. In: 15e Ecole d’été de didactique des mathématiques, août 2009, France. Cours à l’EE... Clermont Ferrand - IUFM, 2009, disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Cours_de_YC_a_l_EE_2009.pdf. Acesso em 15/06/2016.

CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M. La sensibilité de l’activité mathématique aux ostensifs: objet d’etude et problematique. Recherches en didactique des mathématiques - RDM, Grenoble (France), vol. 19, no 1, 1999, p. 77-124.

FARIAS, Luiz Marcio Santos. Estudo das Inter- relações entre os domínios numérico, algébrico e geométrico no ensino de matemática no secundário: uma análise das práticas de ensino em classes de troisième e seconde. 2010. 378 f. Tese (Doutorado em Didática da Matemática) – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Didática, Educação e Formação, Universidade de Montpellier 2, Montpellier, França, 2010.

FARIAS, L. M. S. et al. Uma análise do tipo clínico para compreensão do vazio didático. In: SANT’ANA, C. C. SANTANA, I. P., AMARAL, R. S. (Orgs.). Grupo de estudos em educação matemática: ações cooperativas e colaborativas constituídas por várias vozes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015, pp.137-162.

FARIAS, L. M. S.; CARVALHO, E. F. DA ENGENHARIA DIDÁTICA AO PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA: O CASO DAS FRAÇÕES NO 6º ANO. In: Claudinei de Camargo Sant´Ana Irani Parolin Santana Rosemeire dos Santos Amaral. (Org.). Ações colaborativas e cooperativas em educação: entre História, Ensino e Formação de Professores. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2016, v. 1, p. 125-152.

FARRAS, B. B., BOSCH, M. GASCÓN, J. Los recorridos de estúdio e investigación y la modelización matemática em la enseñanza universitária de las ciências experimentales. Enseñanza de las ciências, v. 29(3), p. 339-352, 2011.

KLEENE, S. C. Mathematical Logic. Mineola, New York: Dover Publication, 2002. Originally published: New York: Wiley, 1967.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

_______________. El desarrollo psíquico del niño en la edad preescolar. Em V. Davidov & M. Shuare (Org.). La Psicologia Evolutiva y Pedagógica en la URSS: antologia (pp.57-70). Moscou: Editorial Progresso, 1987.

LUCAS, C. O. et. al. Aspetos da rigidez e atomização da matemática escolar nos sistemas de ensino de Portugal e da Espanha: análise de um questionário. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.16, n.1, pp.1-24, 2014.

PERRIN-GLORIAN, M.-J. (1992). Aires de surfaces planes et nombres décimaux. Questions didactiques liées aux élèves en difficulté aux niveaux CM-6e. Thèse de doctorat. Paris: université de Paris 7.

MATHERON, Y.; SALIN, M. H. Les pratiques ostensives comme travail de construction d'une mémoire officielle de la classe dans l'action enseignante. In: Revue française de pédagogie, volume 141, 2002. Vers une didactique comparée. pp. 57-66.

REZENDE, W. M.; PESCO, D. U.; BORTOLOSSI, H. J. Explorando aspectos dinâmicos no ensino de funções reais com recursos do GeoGebra. Anais da 1ª. Conferência Latino Americana de GeoGebra. ISSN 2237-9657, pp.74- 89, 2012.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

Finalizada - Número Temático - TAD - Volume 20 -3 (2018)