O ensino de sistema de numeração decimal instrumentalizado através de jogos por meio de percursos de estudo e pesquisa<br>The teaching decimal numbering system instrumentalized through games through study and research routes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p246-256

Palavras-chave:

Sistema de numeração decimal, Teoria da Antropologia Didática, T4TEL, Percurso de estudo e pesquisa.

Resumo

A noção de sistema de numeração decimal é fundamental para a aquisição de diversos conceitos matemáticos e os documentos nacionais e internacionais norteadores da educação destacam a importância da utilização desse saber para o ensino da matemática. Nessa perspectiva, percebemos que as dificuldades/obstáculos apresentados pelos estudantes, desde educação infantil, persistem até o ensino superior, impossibilitando a compreensão dos aspectos sobre sistema de numeração decimal. Nesse sentido, este projeto tem por objetivo analisar o desenvolvimento de Modelo epistemológico-didático de referência, por meio de Percurso de estudo e pesquisa para formação de professores sobre sistema de numeração decimal para o 5° ano do Ensino Fundamental I utilizando como recurso materiais concretos que passarão por (re)construções praxeológicas no intuito de potencializar este saber. Nesse ínterim, acreditamos ser possível identificar fenômenos didáticos, como o vazio didático, uma das incompletudes da atividade institucional no que tange a atividade docente. Para este trabalho utilizaremos a Teoria das Situações para a elaboração de situações que aproxime o professor e estudantes dessa saber, a Teoria da Antropologia Didática como suporte para a construção e análise de um Percurso de Estudo e a T4TEL para a investigação das praxeologias completas e suas variações nas situações. Esta proposta de investigação é de natureza qualitativa, numa perspectiva clínica, com observação direta e registros das praxeologias dos participantes.

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Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.