A componente tecnológica -teórica dos sistemas de duas equações lineares na educação básica<br>The technological-theoretical component of the systems of two linear equations in basic education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p498-513

Palavras-chave:

Sistemas de Equações Lineares. Teoria Antropológica do Didático

Resumo

O presente artigo é um dos resultados de um projeto de pesquisa conjunto entre os grupos PEA-MAT e DIMAT, respectivamente, da PUC-SP e PUCP que tem como objetivo apresentar una organização matemática local relacionada ao ensino de sistemas de equações lineares. O referencial teórico é a Teoria Antropológica do Didático de Chevallard e a motivação para tal estudo foi a constatação de que tanto os professores de Brasil e Perú, que participaram da formação continuada no âmbito desse projeto, quanto os livros textos dos dois países privilegiam o saber-fazer desse conteúdo sem explicitar suas justificativas. Assim, fizemos uma reflexão, baseando-nos nas técnicas propostas pelos professores para uma determinada tarefa, no sentido de organizar uma praxeologia local que justifique tais técnicas por meio de um discurso tecnológico-teórico, em geral, ausente no ensino de tal conteúdo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Javier Ugarte, PUCP Peru

Doctor en Matemáticas por la Universidad de Valladolid (2010) Áreas de especialización: métodos algebraicos para la resolución de ecuaciones. Área de interés: Teoría Antropológica de lo Didáctico (TAD), Teoría de Situaciones Diácticas (TSD) y Epistemología de la Didáctica de las Matemáticas

Maria José Ferreira da Silva, PUC-SP

Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP e Professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP

Referências

ALMOULOUD, S. A. Teoria Antropológica do Didáctico: metodología de análise de materiais didáticos. UNION - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 42, p.09-34, 2015.

BOLEA, P. El proceso de algebrización de organizaciones matemáticas escolares. 2002, 262p. Tese (doutorado). Facultad de Ciencias, Universidad de Zaragoza, Espanha, 2002.

BOSCH, M. & GASCÓN, J. Organiser l´étude 2. Théories & empiries. In Dorier, J.L., Artaud, M., Artigue, M., Berthelot, R., Floris, R. (eds). Actes de la 11e École d´Été de Didactique des Mathématiques, Grenoble: La Pensée Sauvage, 23-40, 2002.

CASTAÑEDA, A. Diseño de una estrategia didáctica para lograr un aprendizaje significativo del concepto de ecuación, modelando situaciones problema en el grado noveno, por medio de métodos gráficos. 2015. Tesis de maestria. Universidad Nacional de Colombia.

CHEVALLARD, Y. Enseigment de l’algebre et transposition didactique. Rend.

Sem. Mat. Univ. Pol. . V.52, n.2. Torino: 1994.

CHEVALLARD, Y L´analyse des pratiques enseignantes em Théorie Anthropologique du Didactique. Recherches em Didactique des Mathématiques, 19(2), 221-266, 1999.

COULANGE, L. Étude des pratiques du professeur du doublé point de vue écologique et économique. Cas de l’enseignement des systèmes d’équations et de la mise en équations en classe de troisième. Tese (doutorado). Universidad Joseph Fourrier, Grenoble I, 2000.

GAITA, C. & SILVA, M. J. F. Perspectivas em Didática e Álgebra. Em Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia. Capítulo 4, São Paulo, Brasil (no prelo): 2018.

GASCÓN, J. Un nouveau modèle de l´algèbre élémentaire comme alternative à l´arithmétique généralisée. In: Petit X, n. 37, p.43-63, 1993-1994.

OCHOVIET, F. Sobre el concepto de solución de un sistema de ecuaciones lineales con dos incógnitas. 2009. Tesis de doctorado. CICATA -IPN. México.

SANGIORGI, O. Matemática para a segunda série ginasial. São Paulo: Companhia Editora Nacional: 1959.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.