Uma sequência didática e suas representações: estudo das operações com arcos no ensino médio<br>A didactic sequence and its representations: study of archery operations in high school

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p315-325

Palavras-chave:

Soma de arcos. Representação semiótica. Ensino Médio. Geogebra

Resumo

Esse trabalho trata do ensino de operações com arcos no Ensino Médio e suas Representações Semióticas.  O embasamento teórico utilizado foi a teoria de Duval, a partir uma sequência de didática no GeoGebra, em que foram analisadas a abordagem da operação de arcos comumente adotada no Ensino Médio e suas questões históricas. Um roteiro da sequência didática, em um ambiente de Geometria Dinâmica, é sugerido com a finalidade de trabalhar com mais detalhes as concepções sobre Trigonometria e a ênfase em suas conversões de registros, segundo a teoria adotada. A análise qualitativa da sequência didática sugere que a apresentação, com os tipos de representação pouco utilizados de forma geral na escola hoje, favorece diversos fatores relativos ao conceito de soma de arcos. Concluímos que uma representação que evidencie a soma de arcos, assim como a conversão de registros, pode favorecer um melhor entendimento dos objetos com os quais se está operando e explicitando propriedades inerentes aos mesmos.  

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvia Teresinha Frizzarini, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Joinville.

Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática.

Professora do Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Joinville e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias PPGECMT - UDESC, Joinville.

Currículo Lattes:

 http://lattes.cnpq.br/1570165502215428

Claudete Cargnin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campo Mourão.

Professora doutora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campo Mourão e do programa de mestrado profissional em Ensino da Matemática da UTFPR, Londrina/Cornéliio Procópio.

Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/5336055654190666

Referências

AURÉLIO, B. H. F. Minidicionário: século XXI, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

BERLINGOFF, W. P.; GOUVÊA, F. Q. A matemática através dos tempos: um guia fácil e

prático para professores e entusiastas. Trad. Elza Gomide, Helena Castro. São Paulo:

Edgard Blücher, 2008.

DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registro semiótico e aprendizagens intelectuais (Sémiosis et Pensée Humaine: Registres Sémiotiques et apprentissages Intellectuels). Tradução: Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu da Silveira – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

DUVAL, R. Ver e ensinar a Matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar os registros de representações semióticas, - São Paulo: PROEM, 2011.

FRIZZARINI, S.T. Operações com arcos. In CARGNIN, C. et. al. Trigonometria no ensino médio: o ensino com apoio computacional. Curitiba: Appris, 2018.

GERÔNIMO, J. R.; BARROS, R. M. O.; FRANCO, V. S. Geometria Euclidiana Plana: um

estudo com o software Geogebra. Maringá: Eduem, 2010.

JANOS, M. Matemática para pais (e) interessados. Volume 2: geometrias. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.