Análise praxeológica das práticas de resolução de equações do primeiro grau<br>Pragmatic analysis of first-degree equation resolution practices

Autores

  • Maysa Leite Almeida Universidade Federal do Pará
  • Renato Borges Guerra Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p412-427

Palavras-chave:

Resolução de equações do primeiro grau. Modelo epistemológico de referência. Análise praxeológica.

Resumo

Neste trabalho apresentamos de forma sucinta os resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objeto o estudo da resolução de equações redutíveis à equação do primeiro grau, sob a perspectiva teórico-metodológica da TAD – Teoria Antropológica do Didático. Nessa investigação engendrou-se um  Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP), que nos levou ao encontro de quatro diferentes práticas de resolução de equações do primeiro grau em diferentes épocas. As análises dessas práticas foram realizadas pelo contraste com o Modelo Epistemológico de Referência (MER) adotado, construído para colocar em evidência as propriedades operatórias enquanto regras para resolver equações do primeiro grau. O MER foi construído utilizando as noções de anéis e corpos, mais especificamente, do corpo dos inteiros módulo . Resultados neste percurso nos apontam que as técnicas históricas estão mais próximas das propriedades operatórias e são preferíveis frente a algumas técnicas atuais.

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Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.