Análise de uma sequência didática envolvendo conteúdos de Geometria<br>Analysis of a didactic sequence involving contents of Geometry

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p134-150

Palavras-chave:

Geometria, Alunos do Ensino Fundamental, Sequência Didática.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento de cinco situações didáticas envolvendo conteúdos de Geometria, área e volume, para 21 alunos do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de São Paulo. Elaboramos a sequência didática com base na TSD, na perspectiva da criatividade, abordando a Geometria, com foco na observação das interações entre os alunos. Para a construção das atividades da sequência didática desta pesquisa, consideramos o conceito de desconstrução dimensional de Duval. Nas situações analisadas, ficou evidenciada uma concepção de erro como algo ruim, negativo, vergonhoso, que não deve ser cometido.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suzana Nobre, Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo

Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP, professora da rede municipal de ensino da Prefeitura de São Paulo

Ana Lúcia Manrique, PUC-SP

Profa. do PEPG em Educação Matemática

Referências

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos norteadores das teorias da Educação Matemática: perspectivas e diversidade. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 13, n. 27, p. 5-35, 2017.

DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. Florianópolis, v. 07, n. 2, p.266-297, 2012.

_______. Las condiciones cognitivas del aprendizaje de la geometría. Desarrollo de la visualización, diferenciaciones de los razonamientos, coordinación de sus funcionamientos. In: DUVAL, R.; SAÉNZ-LUDLOW, A. Comprensión y aprendizaje en matemáticas: perspectivas semióticas seleccionadas. Bogotá: Editorial Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2016. p.13-60.

FREITAS, J. L. M. Teoria das situações didáticas. In: MACHADO, S. D. A. Educação Matemática: uma (nova) introdução. 3ª ed. São Paulo: EDUC, 2015, p. 77-188.

GARCEZ, A.; DUARTE, R.; EISENBERG, Z. Produção e análise de videogravações em pesquisas qualitativas. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 37, n.2, p. 249-262, mai./ago. 2011.

MARANHÃO, M. C. S. A. ; MANRIQUE, A. L. Pesquisas que articulam a Teoria das Situações Didáticas em Matemática com outras teorias: concepções sobre aprendizagem do professor. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 7, número temático, p. 424-443, 2014.

SILVA, J. K. T. Um estudo complementar dos poliedros voltado para professores e alunos do ensino básico. 2014. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia, Fortaleza, 2014.

SOUSA, L. O teorema das quatro cores. Revista Millenium/RE. Viseu: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu. n. 24. p. 125-151, out. 2001.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.