Avaliação de atitudes, características pessoais, utilização de tecnologias e prática docente de professores de graduação em estatística.

Autores

  • Ailton Paulo Oliveira Júnior Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Atitude, Estatística, Ensino Superior.

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar as atitudes de professores de Estatística da única Universidade Privada do Distrito Federal, Universidade Católica de Brasília em relação à Estatística e que venham a determinar o seu desempenho no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos: (1) questionário para estabelecimento do perfil de professores de Estatística da UCB; (2) escala de atitudes de professores de Estatística em relação à Estatística (EAPE) para medir a atitude dos professores que ministram disciplinas de Estatística em relação ao ensino da Estatística. Uma das conclusões é que os professores para suprirem a sua deficiência na formação acadêmica, deslocam a ênfase tradicional nos cálculos para a Estatística utilizada na investigação do mundo real.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ailton Paulo Oliveira Júnior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, coordenador do sub-projeto Matemática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e coordenador do projeto FAPEMIG ESTATÍSTICA NO COTIDIANO : ORIENTANDO O PROFESSOR NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM ESCOLAS DE UBERABA NO ESTADO DE MINAS GERAIS.

Downloads

Publicado

2011-07-30

Edição

Seção

Artigos