Processamento estratégico e compreensão de leitura em inglês: contribuições para o ensino de Línguas para Fins Específicos

Fernanda Goulart Ritti Dias, Maria Inez Matoso Silveira

Resumo


O objetivo do estudo foi verificar os processamentos estratégicos de compreensão de textos em inglês entre 13 mestrandos da área da saúde. O teste cloze de múltipla escolha e protocolos verbais de leitura foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados. Os principais resultados da pesquisa relevaram que as maiores dificuldades dos informantes que apresentaram baixa compreensão textual estão relacionadas aos aspectos léxico-sintáticos do texto, aliadas ao uso insuficiente e improdutivo de estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura. Os dados obtidos podem contribuir para o ensino de leitura instrumental de língua inglesa.


Palavras-chave


Compreensão de leitura. Língua inglesa. Estratégias de leitura. Inglês para fins específicos.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)