UM ESTUDO DO MOVIMENTO RETÓRICO DISCUTIR A PESQUISA EM RESUMOS ACADÊMICOS

Cristiane Salete Florek

Resumo


Algumas vezes, os resumos acadêmicos apresentam apenas os resultados e/ou discussão da pesquisa (AYERS, 2008). Analisamos multifuncionalmente (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) o movimento retórico Discutir a Pesquisa (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010) de 13 resumos acadêmicos em inglês de diferentes áreas, objetivando compreender o que esse movimento representa, que relações sociais materializa e como organiza textualmente as informações contextuais. Os resultados ideacionais revelam: i) predomínio de processos materiais e mentais; ii) destaque para representações positivas dos resultados; e iii) ênfase no protagonismo dos pesquisadores na interpretação dos resultados. Interpessoalmente, a modalização de possibilidade revela o aspecto refutável da pesquisa. Textualmente, o Tema marcado destaca o referente da informação, facilitando a compreensão textual. 


Palavras-chave


Metafunções da Linguagem; Resumos Acadêmicos; Organização Retórica; Movimento Discutir a Pesquisa.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM