Editorial

Authors

  • Angela B. C. T. LESSA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo.
  • Adolfo TANZI NETO Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, São Francisco do Conde, Bahia.
  • Grassinete C. de Albuquerque OLIVEIRA  Universidade Federal do Acre – UFAC, Rio Branco, Acre.

Keywords:

editorial, volume 37(2), 2016

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Angela B. C. T. LESSA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo.

Possui graduação em Língua e Literaturas Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), Mestrado (1979) e Doutorado (1996) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela mesma universidade (com estágio sanduiche na Universidade de Liverpool) e pós-doutorado em Estudos Linguísticos no IEL, UNICAMP. É Professora Titular da PUC-SP, foi Chefe do Departamento de Inglês, Vice-Diretora do Centro de Ciências Humanas, Coordenadora do Programa de Estudos Pós Graduados em LAEL da PUC-SP e atualmente é Diretora Adjunta da FAFLICA. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, ensino-aprendizagem de línguas, letramento crítico, inclusão linguística e estudos surdos. É líder do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq: Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais ? ILCAE. O Grupo hoje desenvolve também pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos. Faz parte da Comissão Editorial da Revista Emotional and Behavioral Difficulties.É Editora da Revista The Specialist. Foi pesquisadora do projeto Education, Well Being and Emergent Economies in Brazil, Russia and South Africa sob a coordenação da Universidade de Bath e apoio do ESRS/ UK.

Adolfo TANZI NETO, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, São Francisco do Conde, Bahia.

Iniciou seus estudos acadêmicos na área da educação na Broward Community College, Flórida - EUA (BCC, 2006), concluindo no curso de Letras Inglês/Português da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2010), mestrado em Linguística Aplicada (Educação e Linguagem) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2014). Especialização lato-sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ, 2014). Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (Educação e Linguagem) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2016) com estágio doutoral na Universidade de Oxford no Departamento de Educação no centro de pesquisa Sócio Cultural e da Teoria da Atividade (UNIVERSITY OF OXFORD, 2015) sob orientação do professor Harry Daniels. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB-BA), Campus dos Malês - Bahia, é coordenador de Estágio do Departamento de Letras e coordenador do grupo de estudos sobre Arquitetônica Social Escolar: repertórios, discursos, espaços e artefatos - GEASE-CNPq na mesma instituição; professor convidado da PUC-SP no Departamento de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL). Finalista no 58o. prêmio Jabuti (2016) pela organização do livro ?Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação?. Tem experiência no ensino de línguas para o ensino fundamental e médio na rede pública e privada; na área de Linguística Aplicada (Educação e Linguagem), com ênfase nos estudos da Teoria Sócio, Histórica-Cultural; no uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) para o ensino de línguas; na formação de professores para o ensino de línguas na rede estadual de São Paulo e em diferentes estados do Brasil. Tem focado seus estudos na Arquitetônica Social Escolar para analisar diferentes contextos escolares e suas interrelações entre poder e controle, discursos (instrucional e regulador) e artefatos mediadores no processo de ensino-aprendizagem e na formação da consciência humana.

Grassinete C. de Albuquerque OLIVEIRA , Universidade Federal do Acre – UFAC, Rio Branco, Acre.

Possui graduação em Letras - Português/Espanhol, pela Universidade Federal do Acre-UFAC (1999); especialização em Psicopedagogia, pela Faculdades Integradas de Várzea Grande FIAVEC (2002) e mestrado em Letras: Linguagens e Identidades, pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2009). Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre (UFAC). As linhas de interesse estão relacionadas às questões de Linguística Aplicada ao ensino de Língua Nacional e às abordagens dos gêneros discursivos no ensino de língua nacional. Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela PUC-SP.

Published

2016-12-19

How to Cite

LESSA, A. B. C. T., TANZI NETO, A., & OLIVEIRA , G. C. de A. (2016). Editorial. The ESPecialist, 37(2). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/31109

Issue

Section

Editorial