Aulas online e o conflito como instrumento de aprendizado e transformação

Authors

  • Bruna Quartarolo Vargas Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Christine Siqueira Nicolaides UNISINOS/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a9

Keywords:

Teoria Sociocultural, Narrativas, Zona de desenvolvimento proximal

Abstract

Partindo-se da ideia de que o conflito pode ser um instrumento catalisador de transformações e aprendizado, neste trabalho serão levados em consideração alguns preceitos da Teoria Sociocultural (TSC - VYGOTSKY 1978; 1998), perspectiva pela qual analisamos narrativas geradas a partir de aulas que ocorreram por meio digital (via Skype). Os resultados apontam para o desenvolvimento do conhecimento como transformação ocorrida coletivamente, por meio de tensões e conflitos geradores de discussões transformadoras, uma vez que em conjunto, mediadas pela linguagem e com o auxílio de pares mais experientes, entremeadas cada um por suas próprias Zonas de Desenvolvimento Proximal (ZDP), buscou-se resolver problemas de ordem interpretativa e técnica para que todas as participantes pudessem seguir adiante nas discussões. Com base nas negociações realizadas pelas participantes, foi possível destacar a ZDP como espaço dialético para questionamentos, aprendizagem e (trans)formação.

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Author Biographies

Bruna Quartarolo Vargas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bruna Quartarolo Vargas is a Ph.D. student of the Interdisciplinary Post-Graduation Program of Applied Linguistics at the Federal University of Rio de Janeiro and an English teacher at Colégio de Aplicação João XXIII at the Federal University of Juiz de Fora. Her research interests are related to second language teaching and learning through a sociocultural perspective, as well as active learning and dynamic assessment. Email: bruna.quartarolo@ufjf.edu.br.

Christine Siqueira Nicolaides, UNISINOS/UFRJ

Christine Nicolaides has a Ph.D. in Applied Linguistics and is affiliated to the Federal University of Rio de Janeiro at the Interdisciplinary Graduate Program of Applied Linguistics, as well as to the Graduate Program in Applied Linguistics at UNISINOS. Her research interests are related to second language teaching and learning through a sociocultural perspective. Email: cnicolaides@unisinos.br.

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Published

2019-07-08

How to Cite

Vargas, B. Q., & Nicolaides, C. S. (2019). Aulas online e o conflito como instrumento de aprendizado e transformação. The ESPecialist, 40(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a9

Issue

Section

Papers