Bilinguismo para surdo. Bilinguismo para indígena. Como (deve) se configura(r) o universo linguístico de um surdo indígena?

Authors

  • Michelle Sousa Mussato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Claudete Cameschi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a12

Keywords:

Língua(s), Identidade, Surdo indígena terena, Embate linguístico

Abstract

Ao concentrar nossos olhares na incidência das regularidades enunciativas que atravessam so dizeres do surdo Terena e como se dá essa identidade atravessada e interpelada por quatro línguas, buscamos compreender so modos de dizer nos quais são evocadas as representações do índio surdo acerca da língua/linguagem por meio dos sinais de identificação dos surdos indígenas com a pluralidade linguística em que estão imersos. Desse modo, o indígena surdo é trazido para o centro da nossa investigação por meio de entrevistas gravadas/filmadas em vídeo em língua de sinais, transcritas, na cidade de Miranda-MS, no ano de 2015. Para tanto, valemo-nos das contribuições teóricas da perspectiva discursiva, por entendermos que o discurso se constitui sobre o primado dos interdiscursos, construído, sobretudo, pela presença do o(O)utro, pela heterogeneidade, com auxílio do suporte teórico-metodológico foucaultiano, o arqueogenealógico, que vem suplementar as metodologias teóricas da perspectiva discursiva.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Michelle Sousa Mussato, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras com habilitação Português e Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Aquidauana (2009). Mestre (2017) e Doutoranda em Letras - Estudos Linguísticos - pelo Programa de Pósgraduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas, na linha de pesquisa "Discurso, subjetividade e ensino de línguas". Integro o grupo de pesquisa "Povos do Pantanal: aspectos linguísticos, discursivos, fronteiriços, culturais e identitários" sob a coordenação da Profª. Drªa. Claudete Cameschi de Sousa. Atualmente atuo como tradutora-intérprete de LIBRAS _ Língua Brasileira de Sinais (desde 2006 em escolas estaduais e municipais) na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas (desde 2014). Tenho experiência em Linguística Aplicada, Análise do Discurso de origem francesa, com pesquisas desenvolvidas na perspectiva discursiva transdisciplinarizada aos estudos culturalistas, centrada em temáticas que problematizam discurso, identidade, subjetividade e processos de in(ex)clusão de surdos da etnia Terena.

Claudete Cameschi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia e Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul . Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atuou, até o final de 2014, na graduação em Licenciatura Intercultural Indígena Povos do Pantanal, no Câmpus de Aquidauana. Atua no curso de Letras da UFMS - campus de Três Lagoas, na Pós-Graduação strictu sensu (Mestrado e doutorado) em Letras UFMS, e, Pós-graduação strictu sensu (Mestrado profissional) PROFLETRAS/UFMS, Câmpus de Três Lagoas. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Linguistica Aplicada, Análise do Discurso, Educação Escolar Indigena, Estudos Culturais e História da Literatura Infantil e Ou Juvenil Brasileira. Coordenou, até o inicio de 2014, a Base de Pesquisa da Diversidade Étnica e Cultural -BEPC - e o Laboratório de Estudos interculturais Indígenas Povos do Pantanal-UFMS/CPAQ, trabalhou com Licenciatura Intercultural Indígena. Trabalha com ensino da língua materna, cultura e identidade (Análise do Discurso e Estudos Culturais), Linguística, leitura, educação, literatura e alfabetização. Participa dos Grupos de Pesquisa (CNPq): História do Ensino, Cultura e Constituição da identidade na Região de Aquidauana/UFMS; O Processo Identitário do Indígena de Mato Grosso do Sul: Análise Documental e Midiática da Luta pela Terra/UFMS; Formação de Professores de Línguas para Contextos Multiculturais e de Fronteiras/UEMS; Povos do Pantanal: aspectos linguísticos, discursivos, fronteiriços, culturais e identitários; Formação Interdisciplinar de Professores; Grupo Sul-Mato-Grossense de Estudos da Linguagem, discursos e identidades de crianças/adolescentes e adultos em situação de exclusão. Rede Latinoamericana (REDLAD) -UFMS

References

ALBRES, N. A. 2011. História da Língua Brasileira de Sinais em Campo Grande, 2005 – MS.

AUTHIER-REVUZ, J. 1990. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). Trad. Celene Cruz e W. Geraldi. Caderno de Estudos Linguísticos, n. 19. Campinas: Editora Unicamp, 1990, p. 25-42.

BAUMAN, Z. 2005. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

BHABHA, H. K. 2001. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila. Belo Horizonte: Editora UFMG.

BRASIL. 2014. Relatório sobre a política Linguística de Educação Bilíngue – Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Portarias nº 1.060/2013 e nº 91/2013. Brasília: MEC/SECADI.

_______. 2005. Decreto n. 5626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n. 10436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras.

_______. 1996. Lei Federal nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, DF.

_______. 1991. Portaria nº 559, de 16 de abril de 1991. Brasília, DF: MEC.

_______. 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado.

_______. 1973. Lei nº 6.001, 19 de dezembro de 1973. Estatuto do Índio. Brasília, DF.

_______. 1961. Lei Federal nº 4.024/61, 20 de dezembro de 1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, DF.

CAVALLARI, J. S. 2011a.O lugar da língua materna na constituição identitária do sujeito bilíngue. In: CAVALLARI, J. S.; UYENO, E. Y. (org.) Bilinguismos: Subjetividade e Identificações nas/pelas Línguas Maternas e Estrangeiras. Campinas, SP: Pontes.

___________. 2011b. A angústia constitutiva da identidade de professores em formação. In: CORACINI, M. J. R. F; GHIRALDELO, C. M. (org.) Nas malhas do discurso: memória, imaginário e subjetividade. Formação de professores (línguas materna e estrangeiras) leitura e escrita. Campinas, SP: Pontes.

CORACINI, M. J. F. 2011b. Identidades silenciadas e (in)visíveis: entre a inclusão e a exclusão (Identidade, pobreza, situação de rua, mudança social, formação de professores). Campinas: Pontes.

____________. 2007. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade. Campinas: Mercado de Letras.

____________.2003. Identidade & discurso (des)construindo subjetividades. Campinas: Editora Unicamp: Chapecó: Argos Editora Universitária, 2003.

DALCIN, G. 2006. Um estranho no ninho: estudo psicanalítico sobre a constituição da subjetividade do sujeito surdo. In.: QUADROS, R. M.(org.). Estudos Surdos I. Petrópolis, RJ: Arara Azul, p. 186-215.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. 1994. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais.

FERREIRA BRITO, L. 1989. Necessidade psico-social e cognitiva de um bilingüismo para o surdo. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas: Editora da Unicamp, v.3, n.14 p.90 - 100 jul./dez.

FOUCAULT, M. 2007. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, [Trabalho original publicado em 1969].

____________. 1997. Os anormais. In: Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Tradução de Andréa Daher. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p. 59-68.

____________. 1996. A ordem do discurso. Tradução de Laura F. de A. Sampaio. 15. ed. São Paulo: Edições Loyola, [Trabalho original publicado em 1972].

____________. 1987. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. R.Ramalhete. Petrópolis: Vozes.

KARNOPP, L. B. 1999. Aquisição fonológica na Língua Brasileira de Sinais: Estudo longitudinal de uma criança surda. Tese de Doutorado. PUCRS. Porto Alegre.

MASCIA, Márcia. A. A. 2014. Do corpolinguagem ao corpo-escrita: Mal-estar-entre-línguas e modos de identificação de um surdo. In: UYENO, E. Y.; CAVALLARI, J. S. e MASCIA, M. A. A. Mal-estar na inclusão: como (não) se faz. Campinas: Mercado de Letras, 2014. p. 299-316.

___________.; SILVA JUNIOR, A. 2014. A construção d identidade do sujeito surdo nas entre-línguas: orais e espaçovisuais. In: UYENO, E. Y.; CAVALLARI, J. S. e MASCIA, M. A. A. Mal-estar na inclusão: como (não) se faz. Campinas: Mercado de Letras, 2014. p. 299-316.

MUSSATO, Michelle S. (2017) O que é ser índio sendo surdo?: Um olhar transdisciplinar. Dissertação (Mestrado em Letras) Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas.

ORLANDI, E. 1999. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. São Paulo: Pontes.

PÊCHEUX, M. 1990. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET F.; HAK, T. (org.) Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. de Eni P. Orlandi. Campinas: Unicamp.

PERLIN, G.; STROBEL, K. L. 2006. Fundamentos da educação de surdos. Florianópolis, UFSC.

PORTO, A. M. 2012. Um olhar discursivo sobre as representações de língua e linguagem dos professores Terena. Dissertação (Mestrado em Letras) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas.

QUADROS, R. M. 1997. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: ARTMED.

RAMOS, M. A. da S.; LIMBERTI, R. de C. A. P. 2013. Trajetória da educação escolar para indígenas: o percurso de construção de sentido. In: LIMBERTI, R. de C. A. P.; GUERRA, V. M. L.; NOLASCO, E. C. (org.). Olhares sobre a constituição do sujeito contemporâneo: cultura e diversidade. Dourados: Editora UFGD.

REVUZ, C. 1998. A língua estrangeira entre o desejo de um outro e o risco do exílio. Tradução Silvana Serrani-Infante. In: SIGNORINI, I. (org.). Língua(gem) e Identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado de Letras; São Paulo: Fapesp, 1998, p. 213-230.

RIGHI, E. 2011. Numa babel de línguas, o encontro com o outro e o desencontro consigo mesmo. In: UYENO, E. Y.; CAVALLARI, J. S. (org.). Bilinguismos: subjetivação e identificação nas/pelas línguas maternas e estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 2011, p. 235-259.

SACKS, O. W. 1998. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras.

SILVA, D.; SOBRINHO, M. de L. E. 2010. Educação escolar indígena: a língua terena e suas nuanças. In: ROSA, A. M.; SOUZA, C. C. de; SILVA, D. (org.). Povos indígenas: mitos, educação escolar e realidade histórico-cultural, Campo Grande: UFMS.

SKLIAR, C. 1998. Um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Meditação, 1998.

STOBEL, K. L. 2009. História da educação de surdos. Florianópolis: UFSC.

TAVARES, C. N. V. 2010. Identidade itine(r)rante: o (des)contínuo (des)apropriar-se da posição de professor de língua estrangeira. 265 f. Tese (doutorado em Linguística Aplicada) Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

VILHALVA, S. 2012. Mapeamento das línguas de sinais emergentes: um estudo sobre as comunidades linguísticas Indígenas de Mato Grosso do Sul. Dissertação (Mestrado – Centro de Comunicação e Expressão). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC.

Published

2020-05-11

How to Cite

Mussato, M. S., & Cameschi, C. (2020). Bilinguismo para surdo. Bilinguismo para indígena. Como (deve) se configura(r) o universo linguístico de um surdo indígena?. The ESPecialist, 41(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a12

Issue

Section

Papers