O papel da leitura em línguas estrangeiras na pós-graduação em Linguística segundo professores, disciplinas e pesquisas de mestrado e doutorado

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i2a7

Keywords:

Leitura, Leitura em línguas estrangeiras, Leitura na pós-graduação, Proficiência em leitura em língua estrangeira.

Abstract

A leitura é um dos principais meios de estudo e aprendizagem em todos os níveis de escolarização; todavia, se na educação básica destina-se atenção ao desenvolvimento dessa competência, a partir do ensino superior pressupõe-se que os/as estudantes já tenham se tornado experientes e proficientes, sendo a leitura seu principal meio de acesso ao conhecimento científico. Trataremos, neste estudo, da leitura na pós-graduação, espaço em que, além de se pressupor condição leitora para os estudos, exige-se a capacidade de ler em língua estrangeira (LE). Especificamente, discutiremos o papel da leitura em LE em um programa de pós-graduação em Linguística, por meio de entrevistas com professores/as e do levantamento das referências em dissertações e teses e nos planos de ensino das disciplinas. Os resultados indicam que a leitura em LE exerce papel fundamental para estudo e realização de pesquisas. No entanto, ainda há percalços que se impõem a um uso mais efetivo de textos em línguas estrangeiras, como o despreparo discente e a falta de clareza sobre o nível de proficiência necessário às atividades acadêmicas neste nível de estudo e aperfeiçoamento.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Dohane Julliana Roberto, Prefeitura Municipal de Florianópolis e Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Educação Básica pública municipal de Florianópolis. Mestre e doutoranda em Linguística, na área de concentração Psicolingúística, na Universidade Federal de Santa Catarina.

Ana Cláudia de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística, na subárea de Psicolinguística. Professora associada do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina.

References

AMERICAN COUNCIL ON THE TEACHING OF FOREIGN LANGUAGES (ACTFL). Proficiency Guidelines, 2012. Disponível em: www.actfl.org. Acesso em: 09 de março de 2018.

ALDERSON, Charles. J. Reading in a foreign language: A reading problem or a language problem? In: ALDERSON, J. Charles; URQUHART, A. H. (eds.). Reading in a foreign language. London: Longman, 1984.

BERNHARDT, Elizabeth; KAMIL, Michael. Interpreting relationships between L1 and L2 reading: Consolidating the Linguistic Threshold and the Linguistic Interdependence Hypothesis. Applied Linguistics, n. 16, p.15-34, 1995.

CLARKE, Mark. Reading in Spanish and English: Evidence from ESL students. Language Learning, v. 29, n. 1, p. 121-150, 1979.

DIVARDIN, Gisele. W. Elaboração e validação de um modelo padrão de avaliação para exames de proficiência de leitura em inglês para ingressantes em Programas de Pós-Graduação na UTFPR – Campus de Ponta Grossa. Orientador: Michael A. Watkins. 2012. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2012.

DINIZ, Antônio G. The teaching and learning of reading at UERN Letras Course: the use of reading strategies concerning the development of EFL readers. Orientadora: Lêda Maria Braga Tomitch. 2012. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Inglês. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2012.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Trad. Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FORATTINI, Oswaldo Paulo. A língua franca da ciência. Rev. Saúde Pública, v.31, n. 1, p. 3-8, 1997.

GAGNÉ, Ellen; YEKOVICH, Carol; YEKOVICH, Frank. The cognitive psychology of school learning. New York: Harper Collins College Publishers, 1993.

GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GRAY, David E. Pesquisa no mundo real. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2012.

KINSTSCH, Walter; RAWSON, Katherine. Compreensão. In: SNOWLING, Margareth; HULME, Charles. A Ciência da Leitura. Trad. Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2013.

LEFFA, Vilson. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra, 1996.

ROBERTO, Dohane. J. Leitura em língua estrangeira: aspectos da demanda na pós-graduação e da avaliação em testes de proficiência. Orientadora: Ana Cláudia de Souza. 2019. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2019.

SIQUEIRA, Ana Paula B. L. Representações de proficiência e a construção do inglês como língua necessária na pós-graduação. Orientadora: Deusa Maria de Souza Pinheiro Passos. 2009. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

SOSSAI, Martha. A. Um estudo em estratégias de compreensão leitora num curso de letras. Orientadora: Maria Celina Teixeira Vieira. 2009. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2009.

SOUZA, Ana Cláudia de; SEIMETZ-RODRIGUES, Cristiane; WEIRICH, Helena Cristina. Ensinar a estudar ensinando a ler: potências dos roteiros de leitura. In: SOUZA, Ana Cláudia de; SEIMETZ-RODRIGUES, Cristiane; FINGER-KRATOCHVIL, Claudia; BARETTA, Luciane; BACK, Angela Cristina Di Palma (org.). Diálogos linguísticos para a leitura e a escrita. Florianópolis: Insular, 2019. p. 164-200.

SOUZA, Ari J. Estratégias de leitura no curso de Letras: um estudo com os formandos da UNICENTRO. Orientador: Renilson José Menegassi. 2003. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2003.

SUCUPIRA, Newton. Parecer nº 977/65. Definição dos Cursos de Pós-Graduação. Brasil, 1965.

TAZAWA, Elaine C. L. Leitura e compreensão de textos acadêmicos: um estudo junto a dois cursos de graduação. Orientadora: Elsa Maria mendes Pessoa Pullin. 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Regimento Interno do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) de 24 de fevereiro de 2011. Florianópolis, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Resolução nº 2/PPGL/UFSC/2018. Florianópolis, 2018. Disponível em: https://ppglin.posgrad.ufsc.br/files/2011/11/Resolu%C3%A7%C3%A3o-de-Bolsas-2018-FINAL.pdf. Acesso em: 10 de janeiro de 2018.

ZANELLA, Daniela A. V. A exigência de proficiência em língua estrangeira na pós-graduação em educação. 2003. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Sorocaba, Sorocaba 2003.

Published

2020-07-30

How to Cite

Roberto, D. J., & Souza, A. C. de. (2020). O papel da leitura em línguas estrangeiras na pós-graduação em Linguística segundo professores, disciplinas e pesquisas de mestrado e doutorado. The ESPecialist, 41(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i2a7

Issue

Section

Papers