A Reconstrução do Conhecimento do Professor de Inglês: Questionando as Ações Rotineiras

Solange T. Ricardo de Castro

Resumo


Este estudo discute o processo de reconstrução do conhecimento de duas professoras de inglês a partir do enfoque no questionamento da pesquisadora das ações instrucionais cotidianas das professoras. O trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla ora em andamento. Inicialmente, o contexto do estudo é apresentado. A seguir, os principais fundamentos teóricos do trabalho, a saber, os papéis da linguagem como mediadora dos processos de aquisição de conhecimento são discutidos: (a) a linguagem como instrumento de reflexão ou de reprodução de significados inquestionados, e (b) a linguagem como o próprio local onde os significados são construídos ou (trans)formados. Em terceiro lugar, os procedimentos metodológicos são apresentados. Finalmente, os efeitos das intervenções da pesquisadora no processo de constituição do conhecimento das professoras são discutidos, ilustrados com exemplos da pesquisa ora em andamento.

Palavras-chave


desenvolvimento de professores; conhecimento; linguagem; intervenção

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM