Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Fronteiras Interdisciplinares do Direito tem publicação semestral e é uma publicação em formato digital do Grupo de Pesquisa da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP, denominado “Percepções Cognitivas na Interpretação ".

Com um olhar voltado para as novas dimensões em que se encontra o Direito na atual sociedade complexa, a Revista busca fomentar o debate e a pesquisa sobre as várias perspectivas do Direito, versando sobre várias áreas e disciplinas, tais como filosofia, sociologia, psicologia, medicina, dentre outras.

Serão aceitos trabalhos que promovam contribuições teóricas, doutrinárias, jurisprudenciais e legislativas, enfocando na interdisciplinaridade  e na multidisciplinaridade necessárias para a compreensão e efetividade do Direito.

 A Revista é uma de publicação com o objetivo de divulgar pesquisas relacionadas com a interdisciplinaridade  do Direito, e que evolvam as temáticas como o Estado, a Sociedade, Ética e Direito. A revista reunirá pesquisas e trabalhos de Universidades nacionais e estrangeiras.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Fronteiras Interdisciplinares do Direito publica artigos nacionais e internacionais inéditos, com as diversas abordagens metodologicas.  Além de artigos, a Revista pública resenhas de livros, pareceres, traduções inéditas, comentários a jurisprudências e entrevistas. 

As resenhas e comentários a jurisprudências não podem apenas fazer a descrição de argumentos do livro ou do acórdão, sendo indispensável uma análise crítica. Serão publicadas as traduções de textos clássicos ou de difícil acesso.

Os artigos  passam pela avaliação de pareceristas de acordo com o sistema double blind peer review. A avaliação das resenhas, juriprudência, pareceres e entrevistas é realizada pela direção editorial.

 Todos os artigos e resenhas devem ser inéditos e escritos em português, inglês ou espanhol.

A submissão será realizada no sistema online _____________. Dúvidas serão esclarecidas pelo e-mail fronteirainterdisciplinar@gmail.com

A submissão será realizada no sistema online ________________________________.

Dúvidas serão esclarecidas pelo e-mail fronteirainterdisciplinar@gmail.com

Os pareceristas são orientados a seguirem as diretrizes éticas para revisores – COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers (http://rlae.eerp.usp.br/public/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_COPE.pdf

As pesquisas que envolvem seres humanos devem obedecer as Diretrizes da Resolução Nº 466/2012.

 

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.