Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Fronteiraz traz, desde o nome, aquilo que significa, isto é, uma linha de demarcação entre territórios literários que questionam a rigidez de limites fixos. Seu foco está na movência das formas poéticas, em prosa e verso, na sua multiplicidade de interfaces, abrangendo do clássico ao contemporâneo. Editada pelo Programa de Estudos Literários em Literatura e Crítica Literária da PUCSP, surgiu, em 2008, como fruto dos trabalhos do Grupo de Pesquisa – O narrador e as fronteiras do relato. Seu objetivo é a publicação de artigos produzidos por docentes e discentes de pós-graduação, de instituições nacionais e internacionais, vinculados à área da literatura e da crítica literária, a partir de temáticas propostas por cada um dos números. Possui periodicidade semestral.

 

Políticas de Seção

Artigos

Os artigos devem estar vinculados à temática de cada número e seguir as “Diretrizes para autores” para sua formatação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios Literários

Artigos vinculados aos estudos literários em geral, independente da temática de cada número. Devem seguir as "Diretrizes para autores".

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

FronteiraZ aceita tradução de artigos em língua estrangeira que sejam significativos para a área de investigação da revista e cuja publicação tenha ocorrido nos últimos 2 anos ou anterior a esse período, em caso do interesse do texto. Os textos traduzidos não precisam estar vinculados diretamente com a temática de cada número e devem seguir as “Diretrizes para autores”.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

A revista só aceita resenhas de obras focadas sobre os estudos literários e publicadas recentemente: no Brasil, há menos de 2 anos e no exterior há menos de 4 anos. As resenhas não precisam estar vinculadas, necessariamente, com a temática de cada número e devem seguir as “Diretrizes para autores”.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

A seção Entrevista traz a exposição em vídeo de um convidado – escritor, crítico literário, ou pesquisador especialista – que abordará algum aspecto referente à temática de cada número.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos, enviados de acordo com as normas, serão submetidos à avaliação de dois pareceristas,
membros do Conselho Editorial, que serão assessorados, quando necessário, por pareceristas ad hoc. Em caso de divergência na avaliação, um terceiro parecerista será solicitado. Depois da análise, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores, juntamente com instruções para modificações, quando for o caso.
Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da revista serão devolvidos aos autores.
Dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Sobre direitos autorais

 

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a)Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b) Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

c) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

d) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado

e) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.

f) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.          

 

Pagamento de taxas

 Não há cobrança de taxas tanto para a submissão quanto para a avaliação de textos a serem publicados na Revista.