Macedonio Fernández e a escrita da errância

Autores

  • Marcele Pereira da Rosa Zucolotto Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSI-UFRGS/RS)
  • Tania Mara Galli Fonseca Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSI-UFRGS/RS)

Palavras-chave:

Macedonio Fernández, Escrita, Contemporaneidade, Errância

Resumo

Pretende-se ir ao encontro das questões contemporâneas surgidas da leitura da obra de Macedonio Fernández, em especial o Museu do Romance da Eterna, onde o autor traz o imprevisto em séries de prólogos que ocasionam uma intensa experiência de errância narrativa. Trata-se de abordar este conceito de errância que perpassa a obra de Macedonio e as maneiras pelas quais o mesmo acabou se tornando um modo de vida para ele e para seus escritos. Busca-se ainda desenvolver questões periféricas a essa experiência, incluindo aí reflexões sobre as descontinuidades que preenchem sua obra, os estranhamentos desviantes que sobressaem das relações autor-leitor, além da crítica à Modernidade realizada em seu processo de escrita, apontando as impossibilidades, incoerências e imperfeições que revelam seu viés extremamente contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcele Pereira da Rosa Zucolotto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSI-UFRGS/RS)

Psicóloga. Mestre e Doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS/RS.

Tania Mara Galli Fonseca, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSI-UFRGS/RS)

Psicóloga. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Univesidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/RS.

Downloads

Publicado

2013-12-11

Como Citar

Zucolotto, M. P. da R., & Fonseca, T. M. G. (2013). Macedonio Fernández e a escrita da errância. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (11), 202–215. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/15908

Edição

Seção

Ensaios Literários