O falso Félix. Monteiro Lobato e o hibridismo das Américas

Autores

  • Biagio D'Angelo Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Estudos americanos, Monteiro Lobato, Hibridismo, Glocalização, Comparatividade

Resumo

Nas últimas décadas, assistimos a uma leitura crítica dos estudos sobre as Américas “em vertical”, consideradas, portanto, não apenas como um continuum continental, mas também como um lugar de diferenças significativas. Como consequência, observa-se uma revisão daqueles conceitos hegemônicos que colocavam os Estados Unidos como lugar produtor de discursos e a América do Sul como lugar antagônico, consumidor ou repetidor. Monteiro Lobato, que foi definido por Oswald de Andrade “Gandhi do modernismo”, apresenta uma proposta cultural moderna e híbrida, que bem ilumina o pioneirismo inovador do criador da boneca Emília.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Biagio D'Angelo, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Adjunto de Teoria, Crítica e História da Arte no Instituto de Arte – Departamento de Artes Visuais – da UnB (Universidade de Brasília) –Brasília – DF - Brasil.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

D’Angelo, B. (2014). O falso Félix. Monteiro Lobato e o hibridismo das Américas. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (13), 98–108. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/20669

Edição

Seção

Ensaios Literários