Entre o artista e o artesão

Autores

  • Tiago Hermano Breunig Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Palavras-chave:

Mário de Andrade, Folclore, Artesanato, Nacionalização musical

Resumo

A nacionalização musical proposta pelo modernismo brasileiro por meio da apropriação erudita de elementos do cancioneiro popular e do folclore implica a identificação com uma musicalidade nacional e subentende a construção de um sentido e de um sentimento nacional no interior de uma arte caracterizada, segundo uma concepção kantiana, pelo desinteresse e pela ininteligibilidade. Objetivamos compreender as implicações do conceito de estesia no nacionalismo musical marioandradino. Em Andrade, a estesia recupera a etimologia de “aisthesis” contra a sua subordinação ao modelo da representação e da contemplação, evidenciando a sensibilidade e, por conseguinte, o corpo. Como recusa da representação e da contemplação, a estesia designa uma reconciliação da arte com a vida, revelando, ao fim, um interesse eminentemente social. Ao propor um senso de comunidade, Andrade contraria tanto a ontologia nacional sustentada em teorias raciais positivistas quanto o nacionalismo oficial do Estado Novo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tiago Hermano Breunig, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com período sanduíche em Yale University. Professor colaborador do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Breunig, T. H. (2016). Entre o artista e o artesão. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (17), 225–241. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/24220

Edição

Seção

Ensaios Literários