Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Com epicentro na área de Comunicação, em interface com as demais áreas das Ciências Humanas e Sociais, a proposta editorial do periódico abriga confluências e conexões disciplinares com o objetivo de (1) compreender a produção, a circulação e a recepção dos sentidos/signos comunicacionais; (2) demonstrar a variedade das pesquisas na área da Comunicação, em termos de discursos, as práticas sociais e condições de interação, tecnológicas ou não; e, (3) a partir do diálogo e do confronto de diferentes pontos de vista, firmar soluções metodológicas num campo do saber cujas bases teóricas e epistemológicas encontram-se em densa discussão. Com periodicidade semestral, Galáxia divulga papers que tratem principalmente de pesquisas da área de comunicação, de caráter teórico e crítico, coerentes com os propósitos do domínio de sua competência científica, preferencialmente com posicionamento como uma forma de intervenção. Em particular busca enfatizar as aproximações metodológicas dos objetos comunicacionais a partir de enfoques ligados às teorias da linguagem, significação e interpretação dos sentidos. Surgiu para compreender a produção e a circulação dos sentidos produzidos na sociedade da comunicação. O centramento nas linguagens da comunicação, das artes (aqui entendidas como processos comunicacionais) e dos sistemas da cultura é estratégia para o enfrentamento do movimento dos signos em sistemas cuja complexidade oscila numa escala móvel. Nesse sentido o periódico promove interfaces com sociologia e artes (cinema, videoarte, etc, mas sempre enfatizando a presença dos processos comunicacionais). Do ponto de vista da constituição do projeto editorial de Galáxia,há o bloco constante de artigos, o bloco de resenhas e blocos aperiódicos, com entrevistas, informes etc.

Please select English or Español on the right side vertical menu in order to view the Journal’s norms in these languages.

 

 

Políticas de Seção

Entrevista | Interview

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos | Articles

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas | Reviews

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Normas de Publicação e Critérios de Peer Review

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Errata

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista conta com um Conselho científico e com um grupo de pareceristas ad hoc, que são constituídos por especialistas de notório saber nas áreas temáticas da Ciência da Comunicação. Os integrantes do Conselho Científico dão apoio consultivo em relação às políticas editoriais e atuam como pareceristas e em casos concretos de desempate de decisões. A operação cotidiana da revista e o envio de textos para pareceristas ad hoc é efetivado pela Comissão Editorial e de peer review. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois ou três pareceristas. O processo de seleção de resenhas e de notícias será feito pelos membros da Comissão Editorial, mas é aberto às indicações de toda a comunidade científica. Cada artigo é enviado a dois pareceristas, no processo de parecer cego (blind peer review). Caso um dos pareceristas aprove e o outro não recomende a publicação, o artigo é submetido a um terceiro parecer, após a devida revisão. Esse parecer é de desempate. Qualquer artigo, nacional ou estrangeiro, é submetido ao mesmo sistema de avaliação.

 

Periodicidade

A revista é quadrimestral, sendo publicada nos meses: abril, agosto e dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Este é um periódico de acesso livre, o que significa que todo o seu conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos ao usuário ou à sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou criar links para os artigos completos desse periódico sem pedir autorização prévia ao autor ou editor. Esta política está de acordo com as diretrizes de acesso livre definidas pelo BOAI.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Periodicidade

Quadrimestral