Diversidade não é igual a pluralidade – Proposta de categorização das fontes no radiojornalismo

Autores

  • Marcelo Kischinhevsky Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ)
  • Luãn Chagas Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Jornalismo, Rádio, Fontes, Diversidade, Pluralidade

Resumo

A partir de estudo exploratório que tem como corpus 25 horas de programação da rádio BandNews FM do Rio de Janeiro, propõem-se uma nova categorização de fontes jornalísticas. No percurso, discute-se a diferença entre os conceitos de diversidade e pluralidade, considerados basilares para o jornalismo e para a própria noção de democracia, num contexto de crescente precarização das condições de trabalho e a imposição de um perfil multitarefa aos jornalistas de rádio. Os dados expõem uma série de condicionantes na busca do ideal de diversificação das vozes no dial e a prevalência de fontes cada vez mais profissionalizadas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Kischinhevsky, Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ)

Professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), líder do Grupo de Pesquisa Mediações e Interações Radiofônicas, listado no CNPq.

Luãn Chagas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ) e integrante do Grupo de Pesquisa Mediações e Interações Radiofônicas.

Downloads

Publicado

2017-12-03

Edição

Seção

Artigos | Articles