Descarga acústico-visual e temporalidades em cena: a fundação de uma tradição pela Banda Calypso

Autores

Palavras-chave:

música popular, Banda Calypso, brega, melodrama, tradição.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir, a partir do DVD comemorativo dos 15 anos da Banda Calypso, a proposição da fundação de uma tradição de música popular pelo grupo paraense. Para isso, em um primeiro momento, retomaremos o conceito de “descarga acústica” para entender a peculiaridade do discurso do grupo frente a tradições intelectuais já estabelecidas. Em seguida, abordaremos os mecanismos visuais e sonoros acionados pela Calypso no desdobramento de matrizes temporais específicas. Isso permitirá refletir como essas temporalidades são inscritas na textualidade do próprio DVD. Entendemos que o “brega”, compreendido a partir de uma referência à matriz melodramática, consegue urdir tempos aparentemente desconexos e se torna um eixo condutor da narrativa.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael José Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais Centro Universitário Una

Professor do curso de Cinema e Audiovisual no Centro Universitário Una, em Belo Horizonte. Doutorando na linha de pesquisa Textualidades Midiáticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG); estágio doutoral no Departamento de Periodismo III na Universidad Complutense de Madrid. Mestre em Comunicação Social também pelo PPGCOM/UFMG e bacharel em Jornalismo pela UFMG. Atua na área de produção fonográfica atuando como compositor, arranjador, produtor e técnico de áudio.

Phellipy Pereira Jácome, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e Pesquisador Permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMG) na linha de Textualidades Midiáticas. Doutor em Comunicação Social pela UFMG (com estágio doutoral na University of Illinois at Urbana-Champaign, como bolsista Capes-PDSE). Mestre e bacharel em Comunicação (habilitação Jornalismo) pela mesma instituição. Pesquisador do Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: narrativa e experiência.

Denise Figueiredo Barros do Prado, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto, na linha Práticas Comunicacionais e Tempo Social. Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG (com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris), com bolsa Capes-PDEE) Co-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais – Giro.

Downloads

Publicado

2019-08-18

Edição

Seção

Dossiê | Dossier