Heinrich Rudolph Hertz e a “descoberta” do efeito fotoelétrico: Um exemplo dos cuidados que devemos ter ao utilizar a história da ciência na sala de aula

Arthur Issa Mangili

Resumo


Resumo:

Algumas vezes pretendemos acrescentar algo de novo a uma aula que pretendemos preparar. Ou ainda gostaríamos de nos aprofundar em algum assunto de interesse em nossa disciplina. A História da Ciência pode - e deve - ser utilizada para tal fim. Contudo, como apontaremos, devemos adotar certa cautela com a escolha de nossas fontes, e também com os pontos que pretendemos discutir em sala de aula. A História da Ciência guarda certos “nós” que só podem ser analisados quando realizamos uma pesquisa mais aprofundada no tema, utilizando uma História da Ciência embasada em uma perspectiva historiográfica atualizada, que leva em consideração não só os conceitos científicos, mas também outros aspectos culturais, históricos e sociais. Utilizamos o exemplo do efeito fotoelétrico para evidenciar um desses nós presentes no estudo da História da Física, mais precisamente nos estudos da História do Eletromagnetismo.


Abstract:

Sometimes we want to add new material, when we are preparing lessons to our class, or deepen a subject of our interest for the discipline which we teach. The history of science can – and should – be used for this purpose. However, we should be cautious when choosing sources and issues to be discussed in the classroom as pointed out in this paper. There are some issues in history of science which could only be solved by a deep investigation on a specific topic or content. And such investigation should be based on an updated trend in historiography which takes into account not only scientific concepts, but also other cultural, historical and social aspects related to them. The purpose of this paper is to point out to one of such issues in the history of physics, or more specially, in the history of electromagnetism, presenting the case of Photoelectric Effect.

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