O Curso Regente Agrícola como Introdutor das Ciências e Técnicas Modernas na Amazônia

José Arimatéa Gouveia Santos, José Jerônimo de Alencar Alves

Resumo


Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a introdução das ciências naturais e das técnicas modernas na Amazônia por meio do Curso Regente Agrícola, criado no Instituto Lauro Sodré em 1899. Para isso, analisamos os discursos de governantes para saber até que ponto eles refletiam a ideia de implantar a agricultura moderna na região. Também, investigamos quais técnicas e ciências foram introduzidas neste Curso, no sentido de implantar novos conhecimentos e procedimentos que vinham do exterior, modificando o modo de transmitir os conhecimentos agrícolas precedentes. Certificamo-nos de  que a criação do Curso foi precedida por discursos que enfatizavam a necessidade de promover o ensino agrícola baseado nas ciências e nas tecnologias, com o propósito de formar mão de obra habilitada na nova agricultura. No currículo, havia disciplinas científicas, tais como “Física Geral” e “Química Geral”, e disciplinas tecnológicas, como “Higiene e Zootecnia” e “Tecnologia Florestal e Rural”. Para as práticas experimentais e de pesquisas, eram previstos espaços específicos como o Museu Agrícola-Industrial, Posto Zootécnico, Campos de Experiências e Laboratório de Química.  Desse modo, o Curso Regente Agrícola procurava atender o modelo moderno de ensino pela introdução da ciência e tecnologia, modificando radicalmente o ensino da agricultura na região.

Palavras-chave: História da Ciência; Técnicas Modernas; Ensino de Ciências.

Abstract

The objective of this research is to analyze the introduction of the Natural Sciences and modern techniques in Amazon through the Curso Regente Agrícola, created in the Lauro Sodré Institute in 1899. In this regard, we analyzed the governors’ speeches to know to what extent they reflected the idea of deploying modern agriculture in the region. We also investigated which techniques and sciences were introduced in this course, in order to deploy new knowledge and procedures that came from abroad, modifying in an unprecedented way the mode of transmitting agricultural knowledge. We certify that the creation of the course was preceded by speeches that emphasized the need to promote agricultural education based in science and technology, with the purpose of training qualified manpower in agriculture. There were scientific disciplines in the curriculum, such as "General Physics" and "General Chemistry", and technological disciplines, such as "Animal Hygiene and Animal Science" and "Rural and Forest Technology". For the experimental practices and research, specific areas were provided, such as Museu Agrícola-Industrial, Posto Zootécnico, Campos de Experiências  and  Laboratório de Química. Thus, the Curso Regente Agrícola sought to meet the modern model of education, through the introduction of science and technology, radically changing the teaching of agriculture in the region.

Keywords: History of Science; Modern Techniques; Science Education.

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