A história da ciência no diagnóstico inicial dos domínios de ações cognoscivas: uma aplicação direcionada pela teoria de Galperin

Autores

  • Verônica Klepka Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá-Paraná
  • Maria Júlia Corazza Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá-Paraná

Resumo

Resumo

Ao considerar que o aprendizado resulta de ações organizadas para a formação de conhecimentos, o presente artigo busca articular a História da Ciência na Formação Inicial de Biólogos licenciandos sob as bases da Teoria da Assimilação de Galperin. Para isso, faz-se necessário conhecer os domínios que os alunos já possuem, visando um ensino prospectivo, transformador e qualitativo, com potencial para novos saberes. Nesta perspectiva, a pesquisa, realizada em uma Universidade Estadual da região Noroeste do Estado do Paraná, buscou primeiramente conhecer os domínios cognoscitivos de vinte e um licenciandos do Curso de Ciências Biológicas, participantes de um grupo de estudos vinculado ao projeto PIBID/Biologia, no que se refere ao conteúdo conceitual e histórico de citologia, por meio da aplicação de um questionário. A análise do questionário apontou maiores dificuldades em relação aos conhecimentos históricos do que aos conceituais, subsidiando a realização de entrevistas, com a finalidade de investigar como a História da Ciência está sendo contemplada no projeto político-pedagógico do curso. Identificou-se que os licenciandos pertencem a diferentes anos do curso, e que este tem passado por transições curriculares, sendo que, na última, ocorreu a inserção e reformulação do componente curricular que contempla a História e Epistemologia da Ciência.

Palavras-Chave: Conhecimentos Prévios; Contextualização Histórica; Assimilação; Internalização.

Abstract

Considering that the learning result of actions organized for knowledge formation, this article seeks to articulate the History of Science in Initial Training Biologists undergraduates under the basis of the Galperin’s assimilation theory. For that, it becomes necessary knowing the domains that students already possess, seeking a prospective, transformer and qualitative teaching, with the potential for new knowledge. In this perspective, the survey, conducted in a State University in the northwest of the state of Paraná, searched initially to know the cognitive domains of twenty-one undergraduate on the Course of Biological Sciences, participants in a study group linked to the project PIBID / Biology, in respect to the conceptual content and cytology history, by means of applying a questionnaire. The analysis of the questionnaire indicated more difficulties in relation to historical knowledge than the conceptual one, providing subsidies to the interviews, with the purpose of investigate how the history of science is being contemplated in the political pedagogical project of the course. It was identified that the licensees belong to different years of the course and that this has gone through transitions curricular and in the last occurred the insertion and reformulation the curriculum component that contemplates the History and Epistemology of Science.

Keywords: Previous Knowledge; Historical Contextualization; Assimilation; Internalization.

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Publicado

2014-05-01

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino