Livros textos no século XVII: o que nos contam sobre o ensino atual de matemática?

Autores

  • Arlete de Jesus Brito Departamento de Educação, UNESP, Rio Claro

Resumo

Resumo

Nesse artigo, pretendemos avaliar as mudanças no discurso sobre a da matemática e sobre seu ensino, no século XVII. Para isso analisamos livros textos que foram utilizados no Ginásio Acadêmico de Hamburgo, relacionando-os a outros textos da época. Utilizamos Foucault [1] como referencial para nossas análises. Concluímos que a matemática ensinada em ginásios acadêmicos protestantes teve um importante papel naquelas mudanças.

Palavras-chave: história; educação matemática; livros textos.

Abstract

In that article, we aim to evaluate changes in the speech about both mathematics and its teaching, in 17th century.  We analyzed text books that was used at Hamburg Akademishe Gymnasium. Beside this, we observe relationships between them and other texts of that time. We used Foucault [2] as referential work for our analyses. We concluded that the mathematics taught in academics Protestant gyms had an important function in those changes.

Keywords: History; Mathematical Education; text boos

[1] M. Foucault, “Resposta a uma questão,” Revista Tempo Brasileiro (jan.-mar. 1972).

[2] Ibid.

Downloads

Publicado

2014-05-01

Edição

Seção

Tópicos de História da Ciência