Einstein, a física moderna e o desenvolvimento da bomba atômica: Uma peça teatral como ferramenta sócio-histórica-cultural no ensino de física

Rodrigo Baldow, Edson Santos Júnior

Resumo


Resumo

Este trabalho apresenta uma prática pedagógica que teve como objetivos incentivar a leitura, a interação social, a análise histórica, o estudo de conceitos da Física e o desenvolvimento do senso crítico de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de João Pessoa-PB. Eles, juntamente com o seu professor de Física, construíram uma Peça Teatral falando sobre o papel dos cientistas no desenvolvimento da bomba atômica na Segunda Guerra Mundial. Concluindo a atividade, observou-se um aumento no repertório de conhecimentos físicos e históricos dos estudantes como também o desenvolvimento de uma visão crítica sobre o episódio retratado na atividade. Assim, essa experiência didática foi um exemplo de uma prática lúdica de ensino e aprendizagem que professores podem utilizar.

Palavras-chave: Ensino de Física; Teatro; ZDP.

Abstract

This paper presents a pedagogical practice that aimed to encourage reading, the social interaction, historical analysis, study of Physics concepts and development of critical thinking of third year high school students at a public school in Joao Pessoa-PB. They, with Physics teacher, built a theater about the scientist’s role by atomic bomb development in World War II. Completing the work, was noticed an increase of physical and historical knowledge repertoire by students as well as the development of a critical view about episode portrayed in the work. Thus, this teaching experience was an example of a teaching and learning playful practice that teachers can use.

Keywords: Physics Teaching, Theatre, ZDP.



Texto completo:

PDF